Milhares de pessoas nas ruas de Guimarães assistiram à Marcha Gualteriana
Nove carros alegóricos e 13 números vivos, com muita animação e humor, desfilaram pelas ruas da Cidade Berço.
As Festas da Cidade e Gualterianas encerraram esta segunda-feira, 6 de agosto, com a majestosa Marcha Gualteriana. Milhares de pessoas espalhadas pelas ruas de Guimarães assistiram ao desfile dos nove carros alegóricos, sendo intercalados por 13 números vivos repletos de animação e humor.
Os nove carros abordaram temáticas como “Cidade de Guimarães”, “República Checa”, “Brave”, “115 anos da Sociedade Musical de Guimarães”, “Universidade do Minho”, “Hawai”, “Música no Coração”, “Arte Barroca” e o mítico “Balonas”.
O início do desfile aconteceu ao som dos sinos das igrejas e uma hora mais cedo que as edições anteriores. “Esta é uma festa do povo e para as famílias, cumprindo uma tradição que está enraizada nos vimaranenses com o desfile da Marcha Gualteriana que acontece há mais de um século”, salientou a Vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães. “Fazemos um balanço positivo, na medida em que as pessoas tiveram possibilidade de confraternizar e sentir o espírito das Festas da Cidade. As ruas estavam cheias de gente e com a particularidade de juntar muitas famílias nestes festejos”, frisou Adelina Pinto.
“Os obreiros da Casa da Marcha e todos aqueles que trabalharam para este momento estão de parabéns uma vez mais, pelo fantástico trabalho realizado e o esforço desenvolvido para fazer com que esta Marcha acontecesse uma hora mais cedo”, mencionou ainda Adelina Pinto, considerando também que estas festas “reafirmam Guimarães como uma terra de cultura e tradição”. Por outro lado, destacou a diversidade do programa. “Houve a preocupação em apresentar um programa com números muito diversificados, respondendo à diversidade e gostos diferentes da população, algo que foi sentido pelas pessoas que tiveram oportunidade de assistir aos vários eventos que se espalharam pela cidade”.
Ao longo de quatro dias (3 a 6 de agosto) Guimarães esteve em festa, com várias iniciativas e eventos a estenderem-se pela cidade desde visitas guiadas, desfile de bombos e bandas de música, concertos, fado, folclore, cantares ao desafio, música coral, tocadores de concertina e ainda teatro de rua, desfile de charretes e corrida de cavalos.
Notícias relacionadas
-
Exposição de fotografia da Associação Muralha abriu a programação das Gualterianas 2023Notícias CulturaNotícias geraisOutras Notícias
Exposição de fotografia da Associação Muralha abriu a programação das ...
28 Jul -
Condicionamento de trânsito por motivo da realização das Festas da Cidade - GualterianasNotícias gerais
Condicionamento de trânsito por motivo da realização das Festas da Cidade - ...
18 Jul