“Pergunta ao Tempo” inaugura a 12 de junho na Casa da Memória
Projeto desenvolvido por 289 crianças do 4º ano dos 14 agrupamentos de escolas do concelho de Guimarães volta a habitar a Casa da da Memória de Guimarães (CDMG).
A exposição “Pergunta ao Tempo” regressa a 12 de junho à Casa da Memória de Guimarães (CDMG), após o sucesso da 1ª edição, para apresentar ao público o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo que está a chegar ao fim. “Pergunta ao Tempo” é um projeto de recolha de memórias desenvolvido pelas mãos das crianças do 4º ano dos 14 agrupamentos de escolas do concelho de Guimarães, num longo processo de investigação sobre o património cultural. Em junho, a programação da CDMG traz-nos ainda atividades que já fazem parte da vivência da cidade – Guia de Visita, Memórias da Memória e Domingos em Casa.
Às 10h00, e depois novamente às 14h00, do dia 12 de junho, chega o momento da Casa da Memória de Guimarães se abrir – de forma ainda mais especial – à cidade e à comunidade com “Pergunta ao Tempo”, uma exposição que resulta de um longo processo de investigação que envolve as crianças, as suas famílias, professores e a comunidade local em torno do património cultural, na sua materialidade e imaterialidade. Este projeto, que reflete sobre a memória e as formas como a representamos, recolhemos e tratamos, é desenvolvido pelas crianças do 4º ano dos 14 agrupamentos de escolas do concelho de Guimarães, envolvendo um total de 289 alunos e 14 professores. Assim, a partir de 12 de junho, estamos convidados para conhecer os objetos, as histórias e os testemunhos recolhidos pelas crianças, que coabitam e dialogam com cada um dos núcleos expositivos da exposição permanente da Casa da Memória.
Volvidos dois anos desde o início do projeto, a Casa da Memória apresenta, agora, a 2ª edição desta exposição. Em 2017, a CDMG levou a cabo a edição inaugural do “Pergunta ao Tempo” que foi encetado no início do ano letivo de 2016/2017, como resposta ao desafio de proximidade à comunidade escolar, lançado pela Vereação de Educação do Município de Guimarães. Esta nova exposição, aberta a todas as idades, poderá ser visitada até 30 de setembro, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.
Notícias relacionadas
-
“Nome de família: Guimarães" é o tronco da programação de 2024 da Casa da MemóriaNotícias Cultura
“Nome de família: Guimarães" é o tronco da programação de 2024 da Casa da ...
26 Jan -
Outubro chega à Casa da Memória para dar foco às práticas artísticas participativas e comunitárias, dar voltas ao barro e mergulhar no fascínio das plantasNotícias Cultura
Outubro chega à Casa da Memória para dar foco às práticas artísticas ...
09 Out