Visita orientada à reserva do Centro Internacional das Artes José de Guimarães
O encontro deste sábado faz-se ‘Na Reserva’, rodeados por obras oriundas de diferentes épocas, lugares e contextos.
Este sábado, 15 de janeiro, pelas 16h, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) propõe uma entusiasmante visita orientada às suas reservas, onde vamos poder descobrir as particularidades das obras que aqui se encontram guardadas. Peças oriundas de diferentes épocas, lugares e contextos são reveladas e demonstram a extensão das coleções que aqui encontram o seu abrigo ao longo dos momentos em que repousam do olhar dos visitantes do museu, surgindo em locais habitualmente por explorar para nos deslumbrarmos e refletirmos sobre formas culturalmente diversas de conhecer o mundo.
Um museu não se completa somente na área de exposição. Muito mais há para ver e descobrir para além do que normalmente visitamos. E uma visita, por si só, nunca é igual, e isso é bom. Os museus são sempre para revisitar e encontrar muito mais. Nesta visita orientada, seremos guiados por Diana Geiroto para conhecermos o lugar onde as peças descansam e ganham força para voltar à exposição: na reserva deste centro de arte contemporânea que reúne em Guimarães a coleção do artista José de Guimarães, composta por arte africana, arte pré-colombiana, arte antiga chinesa e um conjunto representativo da sua obra.
No seu espaço museológico e a partir de variados prismas e modos de conhecer e interpretar o mundo, expressas na sua coleção, o CIAJG faz conviver as coleções de diferentes origens em articulação com obras de artistas contemporâneos, propondo uma (re)montagem da história da arte, enquanto sucessão de ecos, bem como um novo desígnio para o museu, enquanto lugar para o espanto e a reflexão, onde para além de uma programação regular de exposições se abre também espaço para as artes performativas e programas públicos.
Sendo esta ação proporcionada pelo programa de Educação e Mediação Cultural d’A Oficina no CIAJG, ‘Na Reserva’ é dirigida a pessoas maiores de 6 anos de idade e pode ser participada pelo valor de 2 euros e mediante inscrição prévia através do e-mail mediacaocultural@aoficina.pt ou do telefone 253424716. Acrescenta-se que a duração aproximada é de 90 minutos e a lotação é limitada.
De lembrar que o CIAJG, localizado na Av. Conde de Margaride, artéria central da cidade de Guimarães, pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, e ao sábado e domingo, das 11h00 às 18h00, com a entrada nas exposições a ter um custo de 4 euros ou 3 euros com desconto, sendo a entrada gratuita nos domingos de manhã (11h00-14h00) e regularmente para crianças até aos 12 anos de idade.
Existem ainda as possibilidades de visitas orientadas às exposições por valores de 1,5 euros a 2 euros (grupos escolares/instituições) e 4 euros a 5 euros (outros grupos), bem como visitas em grupo por 2 euros (grupos escolares/instituições) e 5 euros (outros grupos). E quem desejar conciliar a visita complementar à Casa da Memória (situada na mesma avenida) pode fazê-lo através de um bilhete conjunto para Visita ao Centro Internacional das Artes José de Guimarães + Visita à Casa da Memória por 5 euros ou 3,5 euros com desconto.
Notícias relacionadas
-
Exposição “Terra Estreita” inspirada pela poesia árabe de Mahmoud Darwish assinala novo ciclo expositivo do CIAJGNotícias Cultura
Exposição “Terra Estreita” inspirada pela poesia árabe de Mahmoud Darwish ...
20 Fev -
Festival “Enter the Void”: Uma Viagem para a Criatividade e Inovação Pedagógica!Notícias Cultura
Festival “Enter the Void”: Uma Viagem para a Criatividade e Inovação Pedagógica!
30 Jun