des-CONFI(n)AR: Seleção de Projetos Artísticos de Criação
Entrega de propostas decorre até 5 de junho.
Data Limite de Submissão de Propostas: 5 de junho
Enquadramento
A pandemia de COVID-19 chegou como um furacão, limpando as ruas de vida e remetendo as pessoas ao confinamento social. Com elas, foram as atividades artísticas e culturais desligando laços entre público e artistas, entre criadores e comunidade.
As soluções de reaproximação multiplicaram-se e assentaram na sua generalidade na presença digital e na aproximação virtual. O ecrã substituiu o palco, os microfones e as câmaras tornaram-se os abraços possíveis.
A Câmara Municipal de Guimarães, atenta a esta realidade e à necessidade de manutenção de uma grande maioria da população em confinamento ou distanciamento social, está à procura de trabalhos de comunidade e atividades culturais que se adequem à situação atual, reaproximando criadores, público e comunidade e reerguendo laços de confiança e segurança na participação.
Serão valorizados os projetos que contemplem a cocriação comunitária e os processos colaborativos de criação e que permitam devolver a proximidade analógica em detrimento da virtual, garantindo todas as condições de saúde pública e segurança dos intervenientes.
Pretende-se contratar projetos de criadores vimaranenses, individuais ou coletivos, nas diferentes áreas artísticas mediante a seleção de um máximo de 10 projetos, com um valor global não superior a 50.000€.
CALENDÁRIO
Abertura da call: 18 de maio
Até 5 de junho: entrega de propostas
19 de junho: anúncio das propostas selecionadas
Junho 2020 – setembro 2021: trabalho de criação e apresentação das propostas selecionadas
CONDIÇÕES FINANCEIRAS
Serão selecionadas até 10 propostas, num montante global máximo de 50.000€.
Os pagamentos serão feitos mediante contratação de serviços, no âmbito da Contratação Pública.
A proposta apresentada deverá contemplar todos os custos associados aos projetos, excluindo os que constituírem responsabilidade da entidade promotora (p. ex. licenciamento, espaços de apresentação, energia, etc.).
CANDIDATO(A)S
São admitidas propostas de artistas ou coletivos artísticos sedeados em Guimarães, ou que desenvolvam a sua atividade maioritariamente em Guimarães, em todas as áreas artísticas.
PROPOSTAS
As propostas ao DES-Confi(n)ar deverão ser enviadas em formato digital para cultura@cm-guimaraes.pt com o assunto “Proposta des-CONFI(n)AR / Nome Candidato” e devem reunir em anexo o Projeto Artístico e os anexos julgados pertinentes para a sua análise.
Só serão levados em conta na seleção os dados constantes do Projeto Artístico e dos Anexos.
Projeto Artístico - Ficheiro em formato PDF, com o máximo de 10 pág. A4, até 10Mb
São campos obrigatórios do documento:
- Identificação
• Nome do(a) candidato(a) OU nome do coletivo
• Biografia (individual ou do coletivo) até 750 caracteres com espaços
• Morada
• Telemóvel
• E-mail
- Enquadramento - Texto com o máximo de 2000 caracteres
• Motivação para participação no des-CONFI(n)AR
• Breve descrição de percurso artístico e inclusão de ligações para plataformas que permitam a visualização online desse portfolio
- Metodologia de trabalho - Texto com o máximo de 6000 caracteres
• Descrição da metodologia de trabalho a adotar, identificando de que forma corresponde ao objetivo subjacente ao DES-Confi(n)ar (metodologia de criação, interação com a comunidade, formato de apresentação, etc.)
• Calendarização da atividade
• Público-alvo
• Conceito artístico a desenvolver
PEDIDOS DE ESCLARECIMENTO
- Os pedidos de esclarecimento devem ser enviados para o e-mail cultura@cm-guimaraes.pt ou através do telefone 253 421 200 (Divisão de Cultura).
SELEÇÃO
- A seleção das propostas será feita pela equipa de programação do projeto Excentricidade – Outros Palcos, Mais Cultura;
- Poderá haverá lugar à solicitação de informações complementares ao(à)s candidato(a)s e agendar uma entrevista por telefone ou plataforma online.
- Os resultados serão anunciados no dia 19 de junho nas páginas oficiais do Município de Guimarães e apenas o(a)s selecionado(a)s serão contactados por e-mail.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
a) O(A)s artistas selecionado(a)s autorizam expressamente a divulgação de imagens e outros conteúdos constantes nas suas candidaturas em todos os materiais e suportes de comunicação do des-CONFI(n)AR, inclusive online, desde que devidamente integradas no âmbito da divulgação do projeto e sem prejuízo da titularidade dos direitos de autor.
b) Garante-se a confidencialidade de todos os dados recebidos, sendo as informações utilizadas somente para os fins definidos.