“A Mulher na Idade Média” é o tema da Feira Afonsina 2020
Para celebrar a história dos 10 anos do evento Feira Afonsina, a edição deste ano retoma áreas de outras edições e reforça algumas já habituais.
A 10ª edição da Feira Afonsina decorrerá de 18 a 21 de junho e alusiva ao tema “A Mulher na Idade Média”. O evento consubstancia-se em conteúdos e recriações histórias subdivididas por áreas temáticas e uma de contextualização histórica estrita com o tema do evento para edição 2020.
As áreas temáticas abarcam a gastronomia, os mesteres e ofícios, os jogos e a arte bélica, os nobres e o povo, como áreas que se têm vindo a realizar e a edução, o ensino e o clero, como áreas novas a retratar. A edição deste ano reforça, ainda, algumas áreas habituais e retoma outras de outras edições, assim como, pretende espelhar e contar a história dos 10 anos do evento Feira Afonsina. Todo o espaço oficial do evento, mais alargado em relação à edição de 2019, terá uma intervenção cenográfica, sendo calcorreado por performances musicais e teatrais medievais em demonstrações das vivencias no quotidiano da época, onde se criam e revisitam as memórias de outros tempos.
A Feira Afonsina é um evento de cariz medieval, estruturado numa sólida memória histórico-cultural e patrimonial, que valoriza a Fundação da Nacionalidade e evoca o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Guimarães é a cidade com mais significado histórico-medieval do país considerando que encerra não só a antiguidade e a sua preservação que lhe é caraterística, como é a cidade palco da génese da fundação da nacionalidade e do 1º Rei da História Portuguesa.
Os visitantes podem apreciar as atividades decorrentes, assim como participar ativamente em algumas áreas temáticas, como por exemplo nos jogos e mesteres, e ainda deliciarem-se com um repasto nos vários espaços e tendinhas destinadas para o efeito, com gastronomia à época.
O evento tem igualmente como propósito que os stakeholders culturais vimaranenses e a população alarguem o espetro para áreas diferentes de atuação, mas comuns à sua identidade de povo da cidade em questão e do estreitar à história e às tradições.