Câmara de Guimarães comemorou Dia dos Avós com festa entre gerações
Temas musicais foram interpretados por mais novos, mas também por adultos. Encontro teve a participação de público dos 8 aos 80.
Mais de oito centenas de idosos participaram esta terça-feira, 26 de julho, na festa de comemoração do Dia dos Avós, que a Câmara Municipal organizou no Multiusos de Guimarães, durante todo o dia, em colaboração com a cooperativa Fraterna e com 26 instituições de apoio a idosos do concelho.
«Guimarães é um concelho amigo da juventude, dos pais e dos avós, mas também das pessoas que, com alegria, inteligência e coração, dão carinho todos os dias aos idosos que estão nas vossas instituições. Sejam felizes e sorriam sempre, pois o sorriso é o espelho da alegria», disse Domingos Bragança, Presidente do Município, na sessão de abertura de um evento que reuniu diferentes gerações.
«Esta iniciativa, promovida pela Divisão de Ação Social, liderada pela senhora vereadora Paula Oliveira, promove os valores da família e da relação terna e de cumplicidade que existe entre avós e netos. Eu também sou avô e revejo-me no conceito que hoje celebramos aqui. Esta festa neste dia só faz sentido com o envolvimento dos avós e dos netos», considerou o responsável pela Autarquia.
Antes da sessão de abertura presidida por Domingos Bragança, decorreu uma aula de ginástica, seguindo-se um momento musical em orquestra protagonizado por crianças, com os alunos do Colégio de Vila Pouca (Obra Social Sagrado Coração de Maria) a interpretar a performance “A Magia da Música”.
No final da manhã, foi a vez de atuar o grupo “OsMusiké – Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda”, enquanto o almoço foi preenchido com a realização de um piquenique, findo o qual decorreu mais um espetáculo musical que animou os participantes durante toda a tarde. Além dos grupos de música, a comemoração do Dia dos Avós teve o apoio da Tempo Livre e dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
As 26 instituições participantes na edição deste ano do Dia dos Avós foram as seguintes:
Associação de Reformados e Pensionistas de Guimarães, Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, Camélia Hotel Sénior & Homes, Casa de Caldelas, Casa do Povo de Creixomil, Casa do Povo de Fermentões, Centro Comunitário de Solidariedade Integração Social de Tabuadelo, Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro, Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa, Centro Social da Irmandade de São Torcato, Centro Social de Brito, Centro Social da Paróquia de Polvoreira, Centro Social e Paroquial de Ronfe, Centro Social Nossa Senhora do Carmo, Centro Social Paroquial de Gondar, Centro Social Paroquial de Mascotelos/Santiago, Centro Social Paroquial de São Cristóvão de Selho, Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição, Centro Social Recreativo e Cultural de Campelos, Fraterna, Encontro de Saberes, Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, Lar de Santo António, Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, Venerável Ordem Terceira de São Domingos e Venerável Ordem Terceira de São Francisco.
Notícias relacionadas
-
Radar Social: o novo projeto piloto de Guimarães para o combate à pobreza e exclusão socialNotícias Social
Radar Social: o novo projeto piloto de Guimarães para o combate à pobreza e ...
07 Mar -
Festa de Natal Fraterna celebra e reforça os Direitos HumanosNotícias geraisNotícias Social
Festa de Natal Fraterna celebra e reforça os Direitos Humanos
22 Dez