Guimarães assinala o Dia Nacional das Acessibilidades



No dia 20 de outubro, em parceira com a Associação Salvador, o Município de Guimarães celebrou o Dia Nacional das Acessibilidades, promovido pela Associação Salvador e promulgado pela Assembleia da República em 2021.
Com o intuito de marcar esta data significativa, a Associação Salvador organizou um conjunto de iniciativas com o propósito de sensibilizar para a importância de se criarem condições de acessibilidade o que, por si só, contribui para a promoção da inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade.
Para o efeito, a Associação Salvador organizou um Webinar que ocorreu no dia 18 de outubro e no qual o corpo técnico da Câmara Municipal de Guimarães teve a oportunidade de partilhar as suas boas práticas.
A sessão de abertura ficou a cargo de Salvador Mendes de Almeida, Fundador da Associação Salvador, enquanto que Rodrigo Ramos, Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação (I.N.R.), interveio para discutir a importância do trabalho das Câmaras Municipais na área das acessibilidades. Já Lia Ferreira, Coordenadora da Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades (E.M.P.A.), apresentou a estratégia da estrutura de missão, enquanto que o representante da Câmara Municipal de Guimarães e de Cascais partilharam as boas práticas de ambas as autarquias nesta matéria. A sessão contou ainda com a intervenção de Paula Teles, Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (I.C.V.M.), que explorou o papel de uma Autarquia no século XXI em prol da acessibilidade, inclusão e mobilidade.
Em paralelo, o Município de Guimarães, com a colaboração dos utentes da CERCIGUI e do Projeto Sara Coutinho, desenvolveu um trabalho com recurso a imagens da cidade de Guimarães assinalando os locais acessíveis e inacessíveis do ponto de vista arquitetónico, tendo sido, posteriormente, afixadas num painel alusivo ao Dia Nacional das Acessibilidades. Em simultâneo, foram afixadas imagens de possíveis formas de tornar acessíveis locais identificados como inacessíveis. Este painel foi afixado na Escola EB 2,3 da João de Meira e inaugurado, no dia 24 de outubro, por uma Comitiva Romena que, a convite da UNICEF Portugal, destacou Guimarães como uma Cidade Amiga das Crianças, tornando-se este um momento de sensibilização da comunidade escolar para a problemática das Acessibilidades, a par da partilha de boas práticas locais.
Notícias relacionadas
-
Sessão de Esclarecimento “Informação para a Integração” Realizada em Guimarães para Apoiar Comunidade Migrante
Sessão de Esclarecimento “Informação para a Integração” Realizada em ...
31 Out -
Guimarães Representada no IX Encontro Ibérico de Gestores do Património Mundial em Sintra
Guimarães Representada no IX Encontro Ibérico de Gestores do Património ...
16 Set