Processo burocrático-administrativo atrasa a construção de habitação pública em Guimarães


Responsabilidade na habitação deveria ser entregue às autarquias, considera Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal. O presidente tem estado a fazer diligências junto da Secretaria de Estado da Habitação para a resolução do impasse.
A aquisição de 111 frações habitacionais, a construir em conformidade com as situações de indignidade habitacional identificadas e priorizadas na Estratégia Local de Habitação (ELH), aprovada pelo IHRU, e financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem sido alvo de atrasos que se devem a um processo burocrático-administrativo complexo, que põem em causa as respostas de habitação pública no concelho de Guimarães.
Perante a urgência da resposta habitacional no país, torna-se evidente a necessidade de descentralização de competências nesta área, considerou Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, no final da reunião do Executivo Municipal desta segunda-feira, 16 de junho. “À semelhança do que foi feito nos domínios da educação e da saúde, o Governo deveria delegar as responsabilidades da habitação nas autarquias, que estão em melhor posição para responder, com maior eficácia e proximidade, aos desafios locais, uma vez que o IHRU, apesar de toda a boa vontade, depara-se com uma grande quantidade de trabalho burocrático para o qual não estava dimensionado”, referiu.
A habitação é uma prioridade nacional, de importância crucial, pelo que, segundo o edil, a agilização de procedimentos e a atuação coordenada entre Estado central e poder local são fundamentais para garantir o acesso célere e digno à habitação para todos os cidadãos. “Temos a possibilidade financeira de construir 400 casas para a oferta pública municipal, com possibilidade de progressão para as mil casas, mas com o emaranhado burocrático-administrativo dos editais de abertura de concurso, os concursos públicos ficam desertos”, frisou.
Notícias relacionadas
-
Housing Symposium Guimarães 2025 propõe pensar a Habitação durante três diasDestaque Homepage
Housing Symposium Guimarães 2025 propõe pensar a Habitação durante três dias
30 Mai -
Guimarães inspira IHRU na construção de um novo modelo de gestão do parque habitacionalNotícias geraisOutras Notícias
Guimarães inspira IHRU na construção de um novo modelo de gestão do parque ...
18 Nov