Rede de transportes públicos de Guimarães já é 100% elétrica


50 novos autocarros elétricos da Guimabus foram apresentados esta manhã e já estão em circulação. Investimento é de cerca de 20M€
Guimarães tornou-se hoje um dos primeiros municípios do país a dispor de uma rede de transportes públicos 100% elétrica, com a entrada em circulação de 50 novos autocarros na frota da Guimabus. Os veículos foram apresentados esta manhã, no Multiusos de Guimarães, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2025, e representam um investimento da operadora Guimabus de cerca de 20 milhões de euros.
Com a substituição integral da frota a diesel, a Guimabus passa agora a operar um total de 75 viaturas elétricas, que abrangem todos os percursos urbanos do concelho.
“Esta aquisição permitiu eletrificar a totalidade da frota urbana vimaranense e reflete o compromisso do município com a promoção da mobilidade sustentável e da qualidade de vida da população. Os nossos transportes públicos são, a partir de agora, ainda mais eficientes, confortáveis e amigos do ambiente”, afirmou Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
A sessão contou ainda com a presença de Ana Paula Vitorino, presidente do Conselho de Administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), e de Pedro Miguel Silva, representante do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), bem como das autoridades municipais de Guimarães.
A presidente do Conselho de Administração da AMT, Ana Paula Vitorino, considerou que esta renovação da frota de autocarros elétricos “é um exemplo de boas práticas que merece ser replicado noutros pontos do país e até a nível europeu”. Ana Paula Vitorino considerou ainda que, em Guimarães, o impacto será significativo e resultará em “menos poluição, menos ruído, mais conforto e melhor serviço para a população”. “Não se trata apenas de novos autocarros elétricos, mas de criar condições para que mais pessoas deixem o carro e escolham o transporte público”, afirmou.
Já Pedro Miguel Silva, representante do IMT, salientou o facto de Guimarães se tornar “um dos primeiros municípios em Portugal com frota 100% elétrica, liderando a política ambiental e climática, em linha com os compromissos nacionais e europeus”, defendendo que “a mobilidade sustentável deixou de ser uma missão para passar a ser uma urgência”.
Este marco histórico surge num momento em que Guimarães se encontra na antecâmara da Capital Verde Europeia 2026, reforçando a estratégia municipal para alcançar a neutralidade climática e descarbonizar o território até 2030.
Guimarães celebra Semana Europeia da Mobilidade
Pelo 20º ano consecutivo, Guimarães integra a Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa da Comissão Europeia que promove hábitos de mobilidade mais sustentáveis, acessíveis e saudáveis. Este ano, o tema é “Mobilidade para todos”, mensagem que destaca a importância de construir cidades mais inclusivas e resilientes e de colocar os cidadãos no centro da transição verde.
Até à próxima segunda-feira, 22 de setembro, o município, em parceria com o Laboratório da Paisagem, a Turipenha, a Get Green, a AVE, a Trenmo, a Vitrus, a Guimabus e a Ave Mobilidade, promove um vasto programa de atividades dirigido à comunidade escolar, cidadãos e operadores de mobilidade.
Entre os destaques está a apresentação do livro “Uma viagem com o Gui, onde nasceu Portugal!”, uma história pedagógica com o autocarro elétrico Gui como protagonista, que convida os mais jovens a redescobrir Guimarães de forma divertida e sustentável. A sessão pública de apresentação terá lugar a 20 de setembro, no Largo da Oliveira. Estão também previstas diversas atividades lúdico-pedagógicas e ações no âmbito do Parking Day, com a participação de várias escolas secundárias do concelho.
Refira-se, ainda, que nos dias 21 e 22 de setembro, a rede intermunicipal Ave Mobilidade disponibilizará transporte gratuito como incentivo à utilização de transportes coletivos. Além disso, o acesso ao Teleférico de Guimarães será gratuito no dia 21 de setembro, entre as 10h00 e as 13h30. Nesse mesmo dia, o Toural será encerrado ao trânsito, de forma a transformar o coração da cidade num espaço aberto a atividades culturais, educativas e de mobilidade suave. Terá ainda lugar a iniciativa Kidical Mass, promovida pela Get Green e pela AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia.