CIAC - Centro de Informação Autárquico ao Consumidor
O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) é um serviço Municipal de informação ao consumidor. Tem como função informar e aconselhar, de forma gratuita, acerca dos direitos e deveres dos cidadãos enquanto consumidores, com vista à prevenção de conflitos de consumo e colaborando na sua resolução.
-
Quem é o consumidor?
Todo aquele a quem sejam fornecidos bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso não profissional, por pessoa que exerça, com carácter profissional, uma atividade económica que vise a obtenção de benefícios.
-
Quais os direitos que assistem ao consumidor?
De acordo com o disposto no Artigo 3.º da Lei n.º24/96, de 31 de julho, o consumidor tem direito:
a) À qualidade dos bens e serviços;
b) À proteção da saúde e da segurança física;
c) À formação e à educação para o consumo;
d) À informação para o consumo;
e) À proteção dos interesses económicos;
f) À prevenção e à reparação dos danos patrimoniais ou não patrimoniais que resultem da ofensa de interesses ou direitos individuais homogéneos, coletivos ou difusos;
g) À proteção jurídica e a uma justiça acessível e pronta;
h) À participação, por via representativa, na definição legal ou administrativa dos seus direitos e interesses.
-
Como posso contactar o CIAC?
-
Posso fazer um pedido de informação on-line?
Sim, pode efetuar um pedido de informação ao Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), através do seguinte link.
-
Onde esta localizado o CIAC?
Pode fazer o atendimento presencial no Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), através da seguinte morada:
Balcão Único de Atendimento
Largo Cónego José Maria Gomes
4804-534 GUIMARÃES
Horário de Atendimento
Dias: Segunda a Sexta
Horário: 09h00 às 17h00*
* Atribuição de senhas até às 16h45 (sujeita a alterações em função da afluência registada diariamente)
-
Posso agendar o atendimento presencial no CIAC?
Sim. Para um melhor funcionamento dos serviços, recomenda-se o agendamento prévio do atendimento presencial, no Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), através do seguinte link.
-
Posso receber informações sobre os meus direitos, como consumidor, através do CIAC?
Sim, o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) fornece informações, detalhadas, sobre os direitos dos consumidores, de acordo com a legislação vigente.
-
Como posso obter ajuda do CIAC para resolver um conflito de consumo?
O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) pode fornecer apoio para ajudar os consumidores a resolverem questões de conflito de consumo, bem como instruir e encaminhar os processos de reclamação.
Para o efeito o consumidor deve seguir os seguintes passos:
- Colocar a questão à entidade reclamada;
- Em situação de litígio, deve dirigir-se ao CIAC, logo que possível, pois existem prazos que, na maior parte dos casos, são fundamentais para facilitar a resolução da questão. O CIAC, também pode ajudar na elaboração do documento a remeter à entidade reclamada;
- Quando se dirigir ao CIAC, o consumidor deve ter consigo todos os meios de prova (recibos, faturas, contratos e entre outros);
- O CIAC colabora também na elaboração da reclamação e respetivo envio para o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave (TRIAVE), com quem tem uma cooperação funcionalmente estruturada, onde o conflito terá o devido tratamento.
-
Para efetuar uma reclamação de consumo, tem que ser obrigatoriamente através do CIAC?
Não. O consumidor pode efetuar a reclamação a partir de casa, através do formulário disponível na página eletrónica do TRIAVE (www.triave.pt), onde também poderá obter informações sobre esta matéria.
Vantagens:
- Gratuito para o consumidor: o uso dos serviços do TRIAVE não tem custos para os consumidores;
- Rapidez e eficácia: o processo de resolução de conflitos é mais rápido e eficaz do que recorrer aos tribunais judiciais;
- Especialização: o centro possui juristas e juízes-árbitros especializados em direito do consumo.
- Adesão Plena: empresas que aderem ao TRIAVE recebem um dístico que pode aumentar a confiança dos consumidores e potencializar clientela, pois indica uma resolução amigável de conflitos.
Contactos do TRIAVE:
Telefone:
Correio eletrónico: geral@triave.pt
Morada: Rua Capitão Alfredo Guimarães, 1, 4800-019 Guimarães
-
O CIAC oferece assistência jurídica?
Não, o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), não oferece assistência jurídica direta, mas pode orientar os consumidores sobre os seus direitos e encaminhá-los para os recursos legais apropriados, se necessário.
-
Alertas / Avisos
Obtenha informações sobre produtos que podem por em causa a sáude e segurança dos consumidores, na página da DGC - Direção Geral do Consumidor, através do seguinte link
-
Campanhas
Obtenha informações sobre campanhas importantes a decorrer, na página da DGC - Direção Geral do Consumidor, através do seguinte link
-
Contactos Relevantes
- CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo
- TRIAVE - Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Ave, Tâmega e Sousa
- DGC - Direção Geral do Consumidor
- ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica
- CIMPAS - Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Seguros
- CJP - Conselho dos Julgados de Paz

