Centro de Operações Integradas de Guimarães
O Centro de Operação Integradas (COI) de Guimarães dotará o Município de Guimarães de ferramentas inovadoras de gestão colaborativa de ocorrências e eventos, constituindo-se como um centro de coordenação operacional, integrando o Centro Municipal de Proteção Civil, a Polícia Municipal, o Laboratório de Inovação e Interpretação Urbana e o Ponto de Acesso a Dados para a mobilidade do Minho (Minho Access Point).
Num único espaço físico estarão as funções operacionais dos serviços municipais que atuam nas áreas dos sistemas inteligentes, proteção civil, polícia municipal, mobilidade, ambiente e os diversos operadores de infraestruturas da cidade.
O Centro de Operações Integradas é composto por uma Sala de Acompanhamento de Situação Operacional, onde se procede a monitorização da cidade em tempo real e coordenação de toda a atividade de gestão operacional e respetiva comunicação. Consta ainda uma Sala de Briefing que permite o acompanhamento de situações de maior complexidade, assim como um Laboratório de Interpretação e Inovação Urbana, onde será realizado todo o trabalho de consciencialização e sensibilização, previsão, análise e preparação de situações expectáveis.
Toda a atividade do COI será suportada por uma infraestrutura passiva e ativa da rede de comunicação de dados e alimentação elétrica com unidades de energia, para garantir a continuidade da operação, com as mais recentes tecnologias de informação e equipamentos, entre os quais se destacam a plataforma de inteligência urbana que integrará inúmeras fontes de informação, dashboards de gestão estratégica e de apoio operacional, sistemas de monitorização e posicionamento, um videowall, ecrãs interativos e sistemas de videoconferência.
Existe ainda a Plataforma de Inteligência Urbana (PIU) - plataforma tecnológica que vai dar suporte ao COI - que oferece informação sobre vários domínios, desde a mobilidade urbana e eficiência energética à qualidade do ar, tendo sempre como objetivo principal o apoio à decisão para a sustentabilidade. A aplicação desta plataforma na cidade de Guimarães demonstra a sua amplitude e denota as principais valências, tendo sido considerada uma boa prática pela Comissão Europeia.
O COI pretende assim assegurar a gestão inteligente da cidade, onde permitirá aos responsáveis de vários serviços municipais e externos trabalhar de uma forma preventiva, integrada, articulada e colaborativa, com base em informação multissetorial para melhor qualidade de vida, bem-estar e segurança dos cidadãos.