A Turipenha em tempos de pandemia

Os novos tempos que vivemos obrigaram-nos a todos a alterar hábitos e costumes. Estamos num tempo em que, com uma cadência ditada pela ciência, nos vamos adaptando, reajustando e corrigindo procedimentos. O desconhecido traz acoplada esta dinâmica e todos os dias são dias de aprendizagem e de ajuste de protocolos de segurança que visam a proteção de todos.
No caso da Turipenha, Cooperativa de Turismo de Interesse Público, CRL, cujo setor de atividade é o turismo, o impacto tem sido sentido de uma forma intensa: se por um lado o fluxo de turistas diminui e, consequentemente, também as receitas, por outro os custos operacionais aumentaram porque a segurança dos nossos colaboradores e de quem nos visita nunca poderia ser posta em causa.
Desde o eclodir desta pandemia que, tanto no Teleférico de Guimarães como no Parque de Campismo da Penha, tivemos que nos adaptar criando desde logo planos de contingência distintos que dessem resposta efetiva e ajustada às orientações que as autoridades competentes, e em particular a Direção Geral de Saúde (DGS), iam emanando. No caso do Parque de Campismo da Penha, além do plano geral, tivemos que fazer um, específico, para a zona da piscina.
Estes planos de contingência foram elaborados através de uma perfeita articulação entre a empresa que nos presta serviços de higiene e segurança no trabalho e o nosso quadro de pessoal. Foi este trabalho de cooperação e de perceção entre as regras que eram definidas para a generalidade dos agentes económicos e a realidade particular da Turipenha que possibilitou a execução de planos de atuação, que nos deixaram sempre confortáveis, bem como aos nossos utentes, havendo, inclusivamente, elogios das entidades que nos auditam, nomeadamente a unidade de Saúde Pública de Guimarães, que todos os anos vistoria a piscina e toda a área envolvente.
Naturalmente que, como todos saberão, esta nova realidade que a pandemia criou, acarreta custos: tivemos que reforçar o quadro de pessoal para a área de higienização e limpeza, reduzimos a capacidade máxima do Parque de Campismo para 150 pessoas, cada cabine do Teleférico só pode transportar no máximo 4 pessoas pertencentes ao mesmo agregado familiar, adotámos um rigorosos plano de higienização de todas as áreas comuns do Parque de Campismo e do Teleférico e colocámos dispensadores de álcool gel, entre outras medidas.
Todo este trabalho, que fizemos internamente, foi decisivo para que a Turipenha conseguisse o selo Clean & Safe que, de alguma forma, apenas veio validar todos os procedimentos e protocolos que havíamos adotado ainda antes da existência desta certificação a nível nacional.
Em termos gerais a Turipenha soube adaptar-se à nova realidade que a pandemia impôs. Sabemos que nada será como antes mas temos a certeza que a nossa capacidade de resiliência e de adaptação, demonstrada desde o início da pandemia, nos preparou para os vários cenários que ainda se possam vir a desenhar para o setor do turismo que será, certamente, o último a regressar à “normalidade” de 2019.
Um dos indicadores que fomos monitorizando ao longo de todo este processo foi o nível de confiança e de segurança que todos os nossos colaboradores sentiam no seu local de trabalho e no contacto com o público, na medida em que o turismo representa precisamente uma heterogeneidade de pessoas e de proveniência. Em situação alguma nos foi reportado pela nossa equipa desconforto ou insegurança relativamente aos procedimentos que a Turipenha adotou e foi adotando ao longo deste tempo, fruto das orientações que iam sendo alteradas e determinadas pelas entidades competentes. Fizemos também essa aferição junto dos nossos clientes e, em especial no Parque de Campismo da Penha, onde o facto de as pessoas pernoitarem e permanecerem por períodos mais ou menos longos, nos suscitava maior preocupação, todos os inquéritos de satisfação revelaram um grau de confiança muito elevado nos parâmetros relacionados com a higiene e segurança. Este reconhecimento dos nossos clientes demonstra que a Turipenha esteve e estará sempre disponível para se adaptar - e até para se reinventar - de forma a oferecer um serviço de qualidade a todos os turistas que escolham os nossos equipamentos para os seus momentos de lazer e de férias.
O mundo mudou e a Turipenha acompanha essa mudança.
Anabela Castro
Diretora Executiva da Turipenha