Caleidoscópio de fragmentos culturais: olhando e escutando Guimarães
12 Abr
Adicionar a calendário
2013-04-12 17:30:00
2013-04-12 17:30:00
Europe/Lisbon
Caleidoscópio de fragmentos culturais: olhando e escutando Guimarães
Café Milenário,
Largo do Toural,
4800 Guimarães

Dia 12 de abril, às 18h30, no Café Milenário, vai ser lançado o livro "Caleidoscópio de fragmentos culturais: olhando e escutando Guimarães". Este é o quarto de cinco livros que resultam do projeto "Raízes", um trabalho de investigação de tipo etnográfico, desenvolvido de 2010 a 2012 pelo Instituto Paulo Freire de Portugal, em colaboração com a área de Comunidade de Guimarães 2012. A apresentação do livro ficará a cargo de Berta Nunes, investigadora em Antropologia, e Luiza Cortesão, professora catedrática da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
A identidade cultural de Guimarães tem características comuns, historicamente reconhecidas, podendo até ser olhada como algo de uno, de homogéneo. Esta aparente homogeneidade foi ainda reforçada pelo facto de a região ter sido Capital Europeia da Cultura. Porém, olhadas do interior da cultura vimaranense, as múltiplas manifestações da região, afirmam-se, ganham forma, história, tradição, sabedoria e mistério. A cultura de Guimarães revela-se constituída por uma multiplicidade de realidades culturais.
Não será possível num pequeno texto como este almejar a que se consiga uma descrição, mesmo que reconhecidamente superficial, de toda esta riqueza, de toda esta complexidade. A consciência de tal impossibilidade condicionou, então, a ideia de se tentar uma espécie de simples amostragem de alguns fragmentos deste caleidoscópio cultural, colocando-os metaforicamente no corpo de um iceberg. Alguns aspetos culturais mais facilmente observáveis estariam, simbolicamente, colocados acima da linha de água. Outros mais secretos, mais ocultos, mapear-se-iam em zonas cada vez mais profundas do bloco de gelo. Esta é a característica estruturante à volta da qual se construiu este texto.
Desta coleção já foram publicados: "Quando eu nasci aquela fábrica já ali estava: memórias, vivências e opiniões sobre o trabalho na indústria em Guimarães”; " Oh mãe, deia-nos pão! - Escutando quotidianos de pobreza" e "A Marcha da Fome de Pevidém. Memórias de um passado na inquietude do agora”. O quinto e último livro desta coleção será sobre migração.
Horário:
18:30H
Local:
Café Milenário,
Largo do Toural,
4800 Guimarães