Orquestra do Norte
20 Nov
Adicionar a calendário
2015-11-20 23:00:00
2015-11-20 23:00:00
Europe/Lisbon
Orquestra do Norte
Igreja de S. Francisco
Largo de S. Francisco,
4800 Guimarães

A ORQUESTRA DO NORTE volta à música para piano e orquestra no segundo ciclo de concertos dedicados a Helena Sá e Costa, intérprete e professora com profundas ligações à cidade de Guimarães, tanto por laços de família (esta foi a terra natal do avô, Valentim Moreira de Sá), como pela programação dos Encontros da primavera, de que foi diretora artística. Uma junção de notas perfeitas, que explicam desde logo o objetivo desta proposta: a exploração do grande reportório concertístico para o instrumento, que esta pianista tocou e ensinou a várias gerações de alunos, transmitindo o amor mas também o rigor e a musicalidade que lhe davam o acesso às maiores salas de concerto do mundo. A exigência e o virtuosismo das obras escolhidas para este ciclo pedem pois a presença de outros grandes nomes da atual cena pianística internacional, como Antonio di Cristofano e Jania Aubakirova, a que se junta um novo mas já reconhecido valor da música portuguesa, Eduardo Jordão. Afinal, este conjunto de apresentações serve também um propósito global da Orquestra do Norte - o de incentivar o lançamento de promessas nacionais que se afirmam entre os consagrados, divulgando, de forma complementar e articulada, tanto as grandes obras como os intérpretes que lhes dão vida.
PIOTR LLITCH TCHAIKOVSKY
Sinfonia nº.4 em fá menor, op. 36
I - Andante sostenuto. Moderato con anima
II - Andantino in modo di canzone
III - Scherzo. Pizzicato ostinato.
Allegro
IV - Finale. Allegro con fuoco
PIOTR LLITCH TCHAIKOVSKY
Concerto para piano e orquestra nº. 1 em si bemol menor, op.23
I - Allegro non troppo e molto maestoso
II - Andantino semplice
III - Allegro non fuoco
Sinfonia nº.4 em fá menor, op. 36
I - Andante sostenuto. Moderato con anima
II - Andantino in modo di canzone
III - Scherzo. Pizzicato ostinato.
Allegro
IV - Finale. Allegro con fuoco
PIOTR LLITCH TCHAIKOVSKY
Concerto para piano e orquestra nº. 1 em si bemol menor, op.23
I - Allegro non troppo e molto maestoso
II - Andantino semplice
III - Allegro non fuoco
Jania Aubakirova, piano
José Ferreira Lobo, direção
José Ferreira Lobo, direção
O primeiro compositor russo que conseguiu ganhar reputação e conquistar as atenções internacionais foi Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840 - 1893), um mestre do romântico que deixou marcas profundas em diferentes tipos de obras e palcos, com
uma capacidade notável para produzir melodias que não se esquecem facilmente. Usando material da tradição do seu país, a que juntavam outros elementos musicais, criou assim uma linguagem própria e identitária. O sentido de orquestração faria desta Sinfonia nº 4, bem como das posteriores, verdadeiros fenómenos de empatia com os ouvintes. O compositor gostava de dizer que, nos concertos, haviam duas forças em confronto: o solista e a orquestra, esperando que o virtuosismo do primeiro conseguisse opor-se ao peso numérico dos restantes instrumentos. Apesar de algumas críticas iniciais, algumas das quais exatamente ligadas à dificuldade técnica de diversas passagens, a sequência de harmonias e quantidade de detalhes que se encaixam no todo tornaram rapidamente o seu primeiro concerto para piano e orquestra uma das mais conhecidas e apreciadas obras do reportório musical erudito.
uma capacidade notável para produzir melodias que não se esquecem facilmente. Usando material da tradição do seu país, a que juntavam outros elementos musicais, criou assim uma linguagem própria e identitária. O sentido de orquestração faria desta Sinfonia nº 4, bem como das posteriores, verdadeiros fenómenos de empatia com os ouvintes. O compositor gostava de dizer que, nos concertos, haviam duas forças em confronto: o solista e a orquestra, esperando que o virtuosismo do primeiro conseguisse opor-se ao peso numérico dos restantes instrumentos. Apesar de algumas críticas iniciais, algumas das quais exatamente ligadas à dificuldade técnica de diversas passagens, a sequência de harmonias e quantidade de detalhes que se encaixam no todo tornaram rapidamente o seu primeiro concerto para piano e orquestra uma das mais conhecidas e apreciadas obras do reportório musical erudito.
Horário:
21h30
Local:
Igreja de S. Francisco
Largo de S. Francisco,
4800 Guimarães