Município de Guimarães não poupa esforços para garantir a saúde de todos os Vimaranenses
Todo o apoio material e logístico necessário será prestado às autoridades de saúde em tempos de pandemia.
A garantia foi dada por Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, no final da reunião de câmara que se realizou na manhã desta segunda-feira, 6 de dezembro.
Em declarações aos jornalistas, Domingos Bragança disse que as atuais condições das instalações do antigo Seminário do Verbo Divino estão a ser melhoradas, no sentido de prestar um apoio com mais qualidades a todos quantos necessitem de recorrer ao serviço de vacinação, agora que o Multiusos deixou de ser utilizado. O Presidente da Câmara defende a utilização do Pavilhão do Inatel para vacinar as pessoas com 65 ou mais anos, de forma a proporcionar melhores condições de acesso, mas essa opção terá que obter o aval das autoridades de saúde para poder avançar. “Recordo que todo o processo de vacinação é gerido não pelo Município de Guimarães, mas pelo Plano Nacional de Vacinação, cujo coordenador é o coronel Penha Gonçalves, e que antes era coordenado pela Task Force, com a orientação do vice-almirante Gouveia e Melo. Da nossa parte, estamos disponíveis para prestar todo o apoio, até se necessário na contratação de médicos e enfermeiros, e na disponibilização de instalações”, disse o edil.
Domingos Bragança referiu ainda que o atual espaço no Verbo Divino está a ser sujeito a vários melhoramentos, de forma a garantir um maior conforto na sua utilização, não deixando de lembrar que estava previsto no mês de junho o fecho dos centros de vacinação fora dos Centros de Saúde. “Não regatearemos nenhum esforço para apoiar as autoridades de saúde neste momento particularmente sensível para a saúde pública, sobretudo quando está em causa a saúde dos Vimaranenses. Daremos todo o apoio humano e material que esteja ao nosso alcance, mas esse apoio está sujeito à validação das instituições que lideram o processo”, frisou.
A esse propósito, será novamente instalado o posto de testagem COVID-19 na Avenida Alberto Sampaio que realizará testes rápidos de antigénio (TRAg), de forma a proporcionar o serviço a quem necessite de frequentar os espaços que o exijam, como é o caso do acesso a lares, visitas a utentes em estabelecimentos de saúde e em grandes eventos culturais ou desportivos. Os testes serão comparticipados a 100% até 31 de dezembro pelo Ministério da Saúde, sendo que a Câmara Municipal de Guimarães garantirá o pagamento enquanto o posto não estiver ligado ao sistema informático central. Os testes rápidos também poderão ser feitos em várias farmácias e laboratórios, segundo uma lista disponibilizada pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, disponível em https://www.infarmed.pt/web/infarmed/infarmed/-/journal_content/56/15786/4965202.
Notícias relacionadas
-
Guimarães já entregou as viaturas de apoio domiciliário às USF do concelhoDestaque Homepage
Guimarães já entregou as viaturas de apoio domiciliário às USF do concelho
23 Jul -
Semana Europeia do Teste Primavera 2024 - CAOJ Guimarães
Semana Europeia do Teste Primavera 2024 - CAOJ Guimarães
22 Mai