Guimarães Acolhe
O Município de Guimarães em cooperação com o Conselho Português para os Refugiados e um conjunto de instituições que integram a Rede Social de Guimarães, assinou no dia 16 de março, no Salão Nobre do Município, o Acordo de Cooperação para o Plano de Ação do Município de Guimarães para o Acolhimento de Pessoas com Necessidade de Proteção Internacional - “Guimarães Acolhe”.
Este acordo surge do imperativo humanitário sentido pelo município e pelas instituições que o subscrevem em responder ao apelo do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e do governo português para prover o acolhimento de pessoas com necessidade de proteção internacional.
O acordo estabelece o modo de funcionamento e os compromissos assumidos pelas organizações e serviços que o subscrevem, tendo em conta os compromissos definidos pelo Estado Português e os recursos locais que foram mobilizados. Com a sua assinatura o Município de Guimarães compromete-se a proporcionar condições de bem-estar e segurança às 35 pessoas que se propõe acolher, através dum forte envolvimento da sua rede social, desenvolvendo uma ação local convergente, integrada e articulada entre todos aqueles que nele participam.
No âmbito deste Plano, o Município de Guimarães tem vindo a acolher pessoas com necessidade de proteção internacional, através de alojamentos cedidos pela Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, Venerável Ordem Terceira de S. Francisco e Centro Juvenil de S. José.
COMISSÃO APOIO AOS REFUGIADOS - Guimarães Acolhe
Comissão Executiva
- Câmara Municipal de Guimarães
- Associação de Solidariedade Social dos Professores
- Santa Casa da Misericórdia de Guimarães
Necessidades:
- Artigos de higiene pessoal
- Escova e pasta de dentes;
- Gel de banho;
- Sabonete;
- Champô cabelo e amaciador;
- Detergente de limpeza (casa)
- Detergente e amaciador (roupa)
Para donativos:
Banco: Caixa Geral de Depósitos (CGD)
IBAN: PT50 0035 0363 00117045 530 31
BIC: CGDIPTPL