Planos e Estratégias
Certificação Zero Waste
O Município de Guimarães subscreveu o compromisso Zero Resíduos, no âmbito de uma certificação à escala europeia promovida pela organização europeia sem fins lucrativos Mission Zero Academy (MiZA) impulsionada pela Zero Waste Europe e pela ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável.
O conceito “Zero Resíduos” é definido pela ZWIA como “uma meta que é ética, económica, progressiva, eficiente e visionária, para orientar os cidadãos e as instituições na alteração dos seus estilos de vida e práticas quotidianas, numa sociedade que, para ser sustentável, tem que se reintegrar nos ciclos naturais, onde os resíduos devem ver pensados como recursos. Assim, “Zero Resíduos” significa conservar e recuperar todos os recursos, sem os incinerar ou depositar em aterro, incentivando mudanças na conceção dos produtos, de forma a reduzir a quantidade e eliminar a toxicidade dos resíduos e dos materiais utilizados. A implementação de uma estratégia “Zero Resíduos” permitirá, a prazo, a eliminação de todas as descargas para o solo, para a água ou para a atmosfera de quaisquer materiais que possam constituir uma ameaça à saúde humana ou de outros seres vivos a nível planetário”.
Este processo pretende até 2030, prevenir a produção de resíduos, promover a reutilização, a compostagem doméstica e compostagem comunitária, bem como criar um sistema de recolha seletiva mais eficaz e eficiente. Com esta abordagem, os cidadãos serão corresponsáveis pela gestão de resíduos de proximidade de modo a existir um maior e mais ativo empenho na promoção da reciclagem, com enfoque na redução da produção de resíduos indiferenciados.
RRRCICLO – Economia Circular em Guimarães
Guimarães está a iniciar a recolha seletiva de resíduos orgânicos. Esta iniciativa, implementada pelo Município de Guimarães, prevê alcançar as metas de sustentabilidade ambicionadas pela União Europeia até 2030.