“Cuidados ao ritmo da inovação” foi o mote do VII Encontro de Enfermagem do Serviço de Cardiologia da ULS do Alto Ave


A sessão de abertura do encontro, que reuniu especialistas de enfermagem em Cardiologia, teve lugar na manhã da passada quinta-feira, 3 de abril, no Auditório do Hospital de Guimarães – ULSAAVE.
Domingos Bragança, presidente da Câmara, foi um dos convidados da sessão de abertura do “VII Encontro de Enfermagem do Serviço de Cardiologia da ULS do Alto Ave”, que se realizou na manhã da passada quinta-feira, 3 de abril, no Auditório do Hospital de Guimarães - ULSAAVE. Na mesa protocolar, estiveram ainda Luís Filipe Barreira, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Pedro Cunha, presidente do Conselho de Administração da ULS do Alto Ave, António Lourenço, Diretor do Serviço de Cardiologia do HSO, Alcina Pereira da Silva, Enfermeira Diretora, e Anabela Azevedo, enfermeira gestora do serviço de cardiologia do HSO.
“Cuidar ao Ritmo da Inovação” foi o mote de umas jornadas que se realizaram entre 3 e 4 de abril, e que tiveram como objetivo fomentar uma “cultura de equipa” que seja promotora de qualidade e inovação nos serviços de enfermagem em Cardiologia, o que é revelador do compromisso com a excelência numa era que todos sabemos ser de rápidas transformações, quer a nível da Inteligência Artificial, quer a nível de novos métodos de terapia e de assistência médica.
Pedro Cunha, presidente do Conselho de Administração da ULSAAVE, na sua intervenção, disse que o Serviço de Enfermagem da Cardiologia da ULS do Alto Ave deixa bem patente a vivacidade, a proatividade e o empenho nos cuidados prestados, revelando “competência e organização”. Pedro Cunha valorizou as práticas que promovem a partilha de conhecimentos multidisciplinares e, consequentemente, a capacidade de colaboração e integração, ingredientes que são essenciais para a constituição de um centro de conhecimento capaz de desenvolver diversos programas, impulsionar a progressão académica, sempre numa estratégia de “melhoria, capacitação e comunicação”.
Os recentes desenvolvimentos no que diz respeito à saúde na região, e no concelho de Guimarães, foram ainda alvo da intervenção de Pedro Cunha, nomeadamente a Aliança Universitária recentemente protocolada que permitirá a instalação de um centro de investigação em saúde, uma unidade de Ensino em Saúde Pública e um Observatório de Políticas de Gestão em Saúde, em Guimarães.
Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, endereçou os parabéns aos promotores da realização deste encontro e agradeceu o trabalho dedicado ao serviço de Guimarães, dos enfermeiros do Serviço de Cardiologia, como a todos os profissionais de saúde da ULS do Alto Ave, os quais prestam um Serviço tão relevante, necessário e essencial, que pela competência, proximidade com o doente, e generosidade, são inspiradores para toda a comunidade.
Notícias relacionadas
-
Polo em Saúde de Guimarães apresentado em evento públicoDestaque Homepage
Polo em Saúde de Guimarães apresentado em evento público
19 Mar -
Antigo edifício do Verbo Divino será sede de projetos de formação e investigação de alto nível na área da saúdeDestaque Homepage
Antigo edifício do Verbo Divino será sede de projetos de formação e ...
14 Jan