Pentágono Urbano dá novo passo para a cooperação intermunicipal no Norte




Foi ainda apresentado o MAP – Minho Access Point, uma plataforma que reúne e integra dados de mobilidade à escala intermunicipal.
A rede de cidades formada por Guimarães, Barcelos, Braga, Vila Nova de Famalicão e Viana do Castelo formalizou dois instrumentos fundamentais para o seu futuro: os novos Estatutos da Associação de Municípios Pentágono Urbano e um Protocolo Cultural que reforça a cooperação no setor artístico e criativo.
Com esta integração, o Pentágono Urbano afirma-se como uma rede de referência, que aposta na competitividade, inovação, cultura e sustentabilidade, reforçando a coesão territorial e a projeção internacional da região do Minho.
Foi ainda apresentado o MAP – Minho Access Point, uma plataforma que reúne e integra dados de mobilidade à escala intermunicipal, com o objetivo de promover soluções mais sustentáveis e reforçar a intermodalidade no território.
Este passo decisivo consolida o Pentágono Urbano como um verdadeiro laboratório de cooperação, abrindo caminho a novas oportunidades para cidadãos, empresas e instituições culturais do Norte de Portugal.