São Torcato inaugura monumento evocativo dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco
O vereador do Património da Câmara Municipal de Guimarães, Alberto Martins, marcou presença este sábado, 13 de dezembro, na inauguração do Monumento Comemorativo dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco, em São Torcato, sublinhando tratar-se de “uma obra marcante, que eterniza um grande escritor e devoto de São Torcato” e afirmando o orgulho do Município em associar-se a um projeto que “grava a cultura e a memória em granito, com grande qualidade e relevância”.
Na cerimónia, realizada na rua Camilo Castelo Branco, Alberto Martins endereçou, em nome do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, um agradecimento especial à Junta de Freguesia de São Torcato pelo convite e pela concretização da obra, assim como ao escultor Vaz Relvas, natural da freguesia, pela “qualidade exímia do monumento”, destacando o valor artístico e simbólico da intervenção no espaço público.
A iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia de São Torcato, assinala a profunda ligação de Camilo Castelo Branco à freguesia e às suas tradições. Da autoria de Vaz Relvas, o monumento evoca o escritor, poeta, dramaturgo e cronista, bem como a sua devoção a São Torcato, integrando citações que perpetuam o seu pensamento e legado literário.
A cerimónia contou ainda com a presença de representantes de várias entidades locais, deputados e membros da Assembleia de Freguesia, tendo sido enriquecida com a leitura de um poema de Camilo Castelo Branco e a atuação do Grupo Coral de São Torcato.
O projeto, financiado pelo Município de Guimarães, resultou de um trabalho conjunto entre a Junta de Freguesia, os serviços municipais, a Vítrus e o Laboratório da Paisagem, permitindo não só a criação do monumento como também a valorização urbanística da zona envolvente, com a criação de um novo espaço de lazer na vila.

