Sustentabilidade em destaque no programa do Dia Mundial do Turismo em Guimarães

O Município de Guimarães vai celebrar o Dia Mundial do Turismo, nos dias 26 e 27 de setembro, com um programa que inclui um colóquio no Teatro Jordão e duas visitas temáticas, centradas no tema definido pela Organização Mundial do Turismo para 2025: “Turismo e Transformação Sustentável”.
O colóquio “Guimarães, uma visão de futuro” realiza-se a 26 de setembro, às 15h00, no Teatro Jordão. Dirigido a stakeholders e agentes locais ligados ao turismo e ao desenvolvimento territorial, o programa abordará temas como Turismo de Natureza, Certificações e Sustentabilidade, Escola-Hotel do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e Turismo Industrial, através de intervenções individuais de convidados, uma mesa-redonda, com moderação de Carlos Ribeiro, e um espaço de discussão aberta ao público.
No dia 27 de setembro, o programa prossegue com duas visitas orientadas, organizadas em parceria com o Laboratório da Paisagem e o Paço dos Duques de Bragança, em linha com a temática da sustentabilidade:
Rota da Sustentabilidade: Avenida da República do Brasil → Academia de Ginástica → Parque da Cidade → Zona de Couros → Laboratório da Paisagem. Inclui transporte assegurado pela Câmara Municipal de Guimarães.
🕤 Horário: 09h30 às 12h30
📍 Ponto de encontro: Avenida da República do Brasil (junto ao Centro Comercial São Francisco).
Rota da Biodiversidade: Paço dos Duques de Bragança → Monte Latito → Jardim do Carmo → Largo da Mumadona → Av. Alberto Sampaio (Muralhas de Guimarães) → Jardim da Alameda → Zona de Couros → Largo da Oliveira. Realiza-se integralmente a pé.
🕤 Horário: 09h30 às 12h30
📍 Ponto de encontro: Paço dos Duques de Bragança.
A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória e está limitada ao número de vagas disponíveis. Cada inscrição é individual e deve ser efetuada através do formulário disponível em: https://www.visitguimaraes.travel
Durante todo o dia 27 de setembro, o Posto de Turismo de Guimarães assinala a data com a oferta de um postal e de doces tradicionais a todos os visitantes.