Eixo Atlântico
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular apresenta-se como uma associação transfronteiriça composta por diversas cidades do Norte de Portugal e da Galiza. Tem como objectivo fundamental o desenvolvimento económico, social, cultural, científico e tecnológico das cidades e regiões que lhe pertencem.
Estas Cidades configuram o sistema urbano da Euro-região (Norte Portugal - Galiza). Neste sentido, pretende-se contribuir para o desenvolvimento deste espaço regional.
A ideia da criação da associação partiu do interesse em estabelecer um elo de cooperação entre a cidade do Porto e de Vigo. Contudo, rapidamente, se estendeu a mais 11 cidades do Norte de Portugal e Galiza. Pretende-se através desta cooperação uma aproximação mais tangível da U.E. obtendo e beneficiando, assim, de mais apoios para projectos que contribuam para o desenvolvimento destas cidades e regiões.
Assim, em 1992 foi constituída oficialmente a associação “Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular”.
Posteriormente, constatou-se a adesão de mais duas cidades. E, em 1997, por altura da VI Assembleia-Geral, aderiram mais três cidades, incluindo Guimarães.
Anualmente realiza-se, em diferentes cidades, uma reunião ordinária da Assembleia-Geral. De modo semelhante, a Comissão Executiva realiza, em diferentes cidades, uma reunião ordinária, duas vezes por ano.
Desde a sua criação, a associação tem vindo a trabalhar e a desenvolver-se em diversos campos de acção, tendo como objectivos prioritários desenvolver intervenções na área de (…)”obras infraestruturais, telecomunicações, política e bem estar social, protecção e promoção do meio ambiente, turismo, movimentos migratórios e mercados de trabalho, promoção de todo o tipo de actividades económicas, sociais, culturais e desportivas que liguem as raízes e a identidade dos conselhos membro”.*
* in Eixo Atlântico