Arredores
Montanha da Penha A cidade de Guimarães ergue-se num vale aos pés do Monte de Santa Catarina - Monte da Penha. A partir do seu topo é possível alcançar uma vista que se estende até ao Oceano.
A Montanha da Penha constitui um dos grandes pontos de atracção turística de Guimarães, quer pelas suas características naturais, quer pelos vários equipamentos aí existentes. Assim, quem se deslocar à Montanha da Penha poderá desfrutar de uma paisagem natural única e encontrar desde monumentos, grutas, miradouros, até um parque de campismo, um campo de mini-golfe, um mini-trem turístico, um Centro Equestre, áreas de passeio e pic-nic. O Santuário da Penha é um centro de peregrinação muito importante, ao qual ocorrem muitos fiéis, principalmente na época de Verão. Os visitantes e turistas que pretendam deslocar-se à Montanha da Penha poderão fazê-lo através do teleférico, apreciando assim a magnífica paisagem que separa o vale e a montanha de Guimarães.
|
São Torcato ![]() O santo que dá nome à vila, São Torcato, foi um dos primeiros evangelizadores da Península Ibérica no século VIII. Segundo reza a tradição, após martirizado, foi encontrado nesta vila num local onde hoje se ergue a capela da Fonte do Santo. Vila com fortes tradições e ligações ao mundo rural e à devoção a São Torcato, esta terra é rica em manifestações culturais e etnográficas que se traduzem fundamentalmente nas festas e romarias que, durante o ano, aí têm lugar: A vila de São Torcato possui também locais onde é possível observar testemunhos dessas tradições e da sua fé: o Santuário em granito, onde está depositado o corpo incorrupto de S. Torcato, a Capela da Fonte do Santo, Museu da Vila de São Torcato.
|
Caldas das Taipas ![]() Esta vila foi desde sempre um local de passagem e paragem, uma vez que dispõe de vários atractivos, dos quais se destaca uma antiga estância termal, cuja utilização terapêutica das suas águas remonta ao Império Romano. Hoje em dia, as instalações termais encontram-se localizadas no interior de um parque, junto à margem do Rio Ave, e dispõem de modernos equipamentos de hidrologia, de uma piscina termal coberta, ginásio de manutenção, sauna e solarium. A poucos quilómetros do centro desta vila estão localizadas as estâncias arqueológicas de Citânia de Briteiros e Castro Sabroso, exemplos de "Cultura Castreja". Caldas das Taipas possui um parque, junto ao rio Ave, onde existem equipamentos desportivos e de lazer: courts de ténis, piscinas, circuito de manutenção, parque de campismo e praia fluvial. A indústria predominante desta vila é a cutelaria, que aqui se encontra fortemente implantada e que constitui, simultaneamente, um dos seus cartões de visita e um importante factor de desenvolvimento. |