Orquestra do Norte
24 Nov
Adicionar a calendário
2012-11-24 00:00:00
2012-11-24 00:00:00
Europe/Lisbon
Orquestra do Norte
Paço dos Duques de Bragança

Neste concerto juntam-se dois nomes emblemáticos do romantismo alemão: Weber e Brahms.
Ajudado pela experiência de viajar com o seu pai em companhias de teatro, possuidor de uma aptidão melódica sortida pelos estilos folclóricos nacionais alemães, e dono de um talento pela orquestração dramática, Weber conseguiu afastar-se da influência italiana e, por isso, conquistou o famoso título de “Pai da Ópera Alemã”.
O próprio Carl Maria von Weber estreou a sua ópera Oberon ou O juramento do rei dos elfos, menos de dois meses antes de falecer. Combinando elementos do Sonho de uma noite de verão, de Shakespeare, e de lendas medievais, a ação passa-se entre a França, a corte árabe e o mundo das fadas. A abertura da ópera conquistou de imediato um posto de honra no repertório de concerto, tornando-se uma das obras orquestrais mais apreciadas.
A obra brahmsiana representa a fusão da expressividade romântica com a preocupação formal clássica. Numa época onde a vanguarda estava com a música programática de Liszt e o cromatismo wagneriano, Brahms compôs música pura e diatónica, e ainda assim conseguiu impor-se. Talvez este seja um dos seus maiores méritos.
O concerto para violino Op.77 foi composto em 1877/1878 para o seu grande amigo e violinista Joseph Joachim, a quem a composição foi dedicada. Embora esta demorasse a impor-se e seja sem dúvida uma das peças mais difíceis do reportório violinístico, tornou-se numa das mais interpretadas e apreciadas.
Entrada Gratuita.
Horário:
21.30h
Local:
Paço dos Duques de Bragança