Assinado o contrato interadministrativo para construção do posto da GNR de Lordelo


A celebração do contrato teve lugar esta segunda-feira, 28 de novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
“O contrato interadministrativo hoje assinado vem estabelecer as condições para que o edifício da GNR da vila de Lordelo seja uma realidade”. Foram estas as primeiras palavras da intervenção de Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, após a assinatura do contrato interadministrativo entre o Município de Guimarães, a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, representada pelo seu Secretário-Geral, Marcelo Mendonça de Carvalho, e a Guarda Nacional Republicana, representada pelo Comandante-Geral Tenente-General José Manuel Lopes dos Santos Correia. Um contrato interadministrativo que foi posteriormente homologado pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
A cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na manhã desta segunda-feira, 28 de novembro, foi marcada por um ambiente de regozijo, dado o passo importante dado para que Lordelo venha a ter um novo posto da GNR muito em breve. “Esta obra, cujo concurso está já na sua fase de adjudicação, poderá começar muito em breve, logo que tenhamos o visto do Tribunal de Contas. Se tudo correr como previsto, deverá iniciar-se no 1º trimestre de 2023”, disse Domingos Bragança. O Edil referiu tratar-se de uma obra de grande importância, uma vez que vem permitir prestar um serviço de melhor qualidade à população, combatendo as incidências do dia-a-dia, para que estas “não se transformem em delitos mais graves”.
Domingos Bragança prosseguiu a sua intervenção, dizendo que “todos queremos um território bem ordenado e seguro, onde todos os regulamentos e leis sejam cumpridos”, motivo pelo qual considera fundamental a existência de boas condições de trabalho e motivação para as forças de segurança. “Guimarães lutou para que este novo edifício fosse uma realidade, e vamos fazer tudo para que esta obra tenha uma boa execução. Agradeço a todos os envolvidos neste processo e ao Senhor Ministro José Luís Carneiro por ter confiado em nós”, concluiu.
José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, referiu o contentamento por estar “num município que já deu muito ao país”. Para o governante, o primeiro alicerce do Estado são as forças de segurança, pelo que este novo posto da GNR de Lordelo é um passo importante para a realização do seu trabalho. O ministro referiu em seguida a importância deste tipo de cooperação entre instituições: “esta assinatura revela a importância da colaboração entre as autarquias, o governo e as forças de segurança, e é uma forma inteligente de realizar investimentos”, disse.
A terminar, José Luís Carneiro teceu considerações relacionadas com a segurança em Portugal, dizendo que estão previstos mais de 600 milhões de euros de investimento ao abrigo na nova lei de 2022-2026, na qual se insere a celebração do contrato interadministrativo para a construção do posto da GNR de Lordelo. O ministro agradeceu ainda ao Presidente da Câmara, Domingos Bragança, pelo facto de ter sido fundamental para a solução encontrada no caso de do posto da GNR de Lordelo, e referiu-se aos autarcas como os “primeiros e mais importantes interlocutores para a segurança pública”, pela proximidade que estabelecem com os cidadãos e pelo conhecimento que têm do seu território.
Notícias relacionadas
-
Ministro em Guimarães para assinatura do contrato interadministrativo para construção do posto da GNR de Lordelo
Ministro em Guimarães para assinatura do contrato interadministrativo para ...
25 Nov