Domingos Bragança aborda os desafios da digitalização a norte do país



Presidente da Câmara de Guimarães participou na sessão das comemorações dos 133 anos do Jornal de Notícias.
As políticas desenvolvidas pelo Município de Guimarães, na área da transição digital e dos territórios inteligentes, foram apontadas como exemplos na sessão “Territórios em Transição”, promovida pelo Jornal de Notícias, no âmbito das comemorações do seu 133.º aniversário.
Domingos Bragança salientou que “o que torna os territórios inteligentes é aquilo que os distingue. Em Guimarães, temos a nossa história, a referência cultural, a referência da educação e da ciência – através da ligação à Universidade do Minho - e o desenvolvimento ambientalmente sustentável, que distingue o nosso território.
O Presidente da Câmara de Guimarães participou nesta sessão, que contou ainda com as intervenções do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro ministro, António Costa.
Nesta transformação digital, Domingos Bragança destacou a instalação do supercomputador Deucallion no Avepark - Parque de Ciência e Tecnologia - fundamental para a constituição da base de dados, sendo um dos primeiros projetos europeus de supercomputação com um nível reduzido de emissões de carbono.
No âmbito da digitalização, o presidente da Câmara de Guimarães vincou ainda o projeto da Academia de Transformação Digital, em parceria com o Laboratório Colaborativo DTX. Apontou ainda o exemplo recente do projeto Heréditas, que resume numa plataforma a inventariação de monumentos e lugares históricos do concelho, reunindo mais de duas mil fichas com informação completas, assim como a Plataforma de Inovação Urbana, que permitirá reunir informação em tempo real e constituir uma base de dados para a tomada de decisões no futuro.