Guimarães continua a fazer testes de despiste à COVID-19 em grande número




Concluídos testes de rastreio aos funcionários das creches, perspetivando a abertura na próxima segunda-feira.
Os funcionários das creches de Guimarães foram todos testados esta semana, numa articulação entre a Câmara Municipal de Guimarães, Segurança Social e Cruz Vermelha, preparando assim a abertura das creches na próxima segunda-feira, no âmbito do plano de regresso à normalidade definido pelo Governo. Foram realizados 490 testes de rastreio à Covid-19, para todos os colaboradores (pessoal docente e não docente) em representação de 39 instituições.
O Município de Guimarães continua a fazer testes de despiste à COVID-19 em grande número, com especial atenção para os utentes dos lares, através do protocolo de colaboração com Escola de Medicina da Universidade do Minho e o Hospital Senhora da Oliveira. Centenas os utentes dos lares vimaranenses realizaram testes e o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, já adiantou que os testes aos utentes podem ser repetidos sob a orientação da Autoridade de Saúde, enquanto perdurar esta situação, tendo em linha de conta que a população idosa pertence ao grupo de risco e os testes feitos valem somente para esse momento nada asseguram para a possibilidade de infeção no futuro imediato.
No âmbito da realização de testes à COVID-19, destaca-se ainda a conclusão deste processo a todos os funcionários dos Lares, num total de 951, e ainda a todos os funcionários dos Serviços de Apoio Domicilário (179).
Desde o início desta pandemia que o Município de Guimarães está a dar resposta no combate à propagação do vírus, numa estreita articulação com as autoridades de Saúde, com a realização de milhares de testes. No Multiusos de Guimarães foi criada uma primeira Unidade de Rastreio, com a realização de uma centena de testes por dia, em parceria com a Unilabs e ARS-Norte. Foi ainda implementado uma segunda unidade de rastreio no antigo edifício da estação da CP, em parceria com o ACES do Alto Ave. A estas unidades, acresce a resposta do protocolo efetuado com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e o Hospital Senhora da Oliveira a fim de assegurar a continuidade ao longo do tempo incerto da pandemia da realização dos testes necessários de modo a identificar e cortar as redes de contágio.
Notícias relacionadas
-
Centro de Vacinação de Guimarães aberto às sextas-feiras e sábados a partir da próxima semanaNotícias gerais
Centro de Vacinação de Guimarães aberto às sextas-feiras e sábados a partir ...
25 Fev -
Guimarães alarga disponibilização de testes gratuitos à Covid-19 até final do mês de janeiroNoticias Covid19
Guimarães alarga disponibilização de testes gratuitos à Covid-19 até final ...
30 Dez