Guimarães participou na reunião geral da Eurocities com Fundadora da Juventude


Em representação de Guimarães, Filipa Pereira partilhou as boas práticas ao nível de políticas de juventude e participou nos debates e workshops sobre o futuro da Europa e das cidades. Foram apresentadas expetativas, ideias, projetos e a construção de uma rede de contactos europeia, com jovens que trabalham a nível local, seja numa escala alargada ou numa escala micro de políticas de juventude.
Filipa Pereira refere que “nestes três dias tive oportunidade de aprender formas distintas de ver as políticas locais de juventude, assim como perceber e debater problemáticas, que a nível europeu preocupam os jovens e devem ser trabalhadas por todos, mas acima de tudo por nós, de forma a construirmos uma europa mais sustentável e mais unida”.
Em sequência, nesta assembleia geral, foi ainda aprofundado o papel das cidades no envolvimento e participação das comunidades, apelando a uma maior cidadania europeia, através da campanha “Cities4Europe – Europe for Citizens”, da qual Guimarães faz parte.
Nesta conferência anual que teve como pano de fundo o tema “Cidades competitivas criativas”, com o mote da inspiração, do envolvimento e do impacto nos cidadãos, destacou-se sobretudo o futuro.
Enquadrado na agenda do desenvolvimento sustentável – Guimarães 2030, na comitiva do município participou ainda Coordenadora Geral da Estrutura de Missão. Isabel Loureiro apontou como “relevante” o facto de “no seio da Estrutura de Missão refletirmos sobre o nosso território com a participação da juventude, pois o futuro da sustentabilidade do planeta também depende deles e é para eles que estamos a construir esse futuro”, apontou.
A Eurocities, fundada em 1986 e com mais de 140 cidades membro, realizou a edição anual da sua reunião geral, convidando pela primeira vez as cidades a participarem com um jovem embaixador.