Milhares de pessoas receberam 2015 no Centro Histórico de Guimarães

Após a meia-noite, a festa continuou com muita música no Largo da Oliveira e na Praça de S. Tiago. Ambiente de grande animação marcou primeira noite do ano, com muitos vimaranenses, mas também imensos turistas. Fotografias de Paulo Pacheco.
O Centro Histórico de Guimarães recebeu milhares de pessoas na festa de passagem de ano promovida pela Câmara Municipal, num espetáculo repleto de cor, luz e música cujo momento alto aconteceu depois de terem soado as 12 badaladas na Igreja da Oliveira, onde foram exibidas projeções de vídeo do espetáculo “Catarse”, que assinalaram a despedida de 2014 nos últimos cinco minutos do ano velho.
O momento audiovisual consistiu numa evocação ao misticismo como elemento de conexão com a alma em que a música surgiu no final como elemento purificador, numa narrativa de cinco minutos contada em cinco capítulos: Matéria, Energia, Espaço, Tempo e Alma, com esta última, através da música, a alavancar a catarse final.
À “ópera” de manipulações audiovisuais, com o suspense da chegada da meia-noite, seguiram-se confetis e fogo de artifício, que cristalizaram o momento. A música preencheu depois a noite, animada por um DJ que atuou desde o cruzeiro do Padrão do Salado, numa espécie de pedestal, ficando evocada a ideia de um ritual em que a simbologia do espaço apelou ao prolongamento da festa numa catarse coletiva.
A experiência entre luz, som e vídeo-mapping, onde o apelo à emoção surgiu em linguagem musical destinada a todas as gerações, convocou as emoções de vimaranenses e visitantes que participaram na noite de fim de ano. Bares e restaurantes do Centro Histórico juntaram-se igualmente à festa numa noite especial vivida no Largo da Oliveira e na Praça de S. Tiago, duas praças centrais da área patrimonial classificada pela UNESCO.