O que (ainda) há para ver em setembro no concelho de Guimarães
Depois do Manta, segue-se a Mobilidade. Durante uma semana, Guimarães terá uma preenchida agenda de eventos no âmbito da sustentabilidade ambiental.
O mês de setembro deste ano, em Guimarães, fica marcado pela comemoração do 10º aniversário do Centro Cultural Vila Flor. O Festival Manta abriu o cartaz mensal de eventos preparado para assinalar uma década de CCVF, contudo, ainda há muito para ver.
Este sábado, 12 de setembro, às 22 horas, o Grande Auditório do CCVF é palco para a dança contemporânea através da coprodução “Pântano”, do Útero, uma estrutura associada do CCVF, que tem transportado o nome de Guimarães pelos corredores internacionais, fruto da circulação das suas criações artísticas, algumas delas construídas a partir deste lugar.
De 17 a 20 de setembro, sempre às 22 horas, os jardins do Centro Cultural Vila Flor serão invadidos pela estreia de “Pantagruel”, uma coprodução da companhia residente da Oficina, o Teatro Oficina, com o Teatro Experimental do Porto que, uma vez mais, assinala e reforça a estratégia de Guimarães, enquanto cidade de criação, e a importância da valorização da comunidade artística da cidade, na relação com o universo que a circunda.
No dia 26 de setembro, também pelas 22 horas, na Black Box da Fábrica ASA, as celebrações encerram com a estreia absoluta de “Festival”, uma peça de teatro em regime de coprodução, da autoria da companhia mala voadora. Uma relação de longa data, que simboliza também a capacidade que o CCVF tem tido para construir ligações fortes com os artistas, que se estende à cidade, ao concelho e ao seu projeto cultural corrente.
Mobilidade, história e novos universitários
O mês de setembro fica também assinalado pela realização da Semana da Mobilidade, de 16 a 22. Teatro num autocarro, cinema ao ar livre, exposição de veículos híbridos e elétricos, passeio noturno de bicicletas, música no centro da cidade, atividades desportivas, educativas, conferências, concursos de fotografia, caminhada solidária e mini maratona vão preencher sete dias de eventos. Em nome do ambiente.
Entre um variado leque de eventos, esta sexta-feira, pelas 18 horas, no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, serão apresentados três obras que integram a edição deste ano do Boletim de Trabalhos Históricos, cerimónia que decorrerá novamente na semana seguinte com três novas conferências no mesmo local. No dia 25 de setembro, realizam-se em Guimarães as Jornadas Europeias do Património e, a partir do dia 30, principia a Receção ao Caloiro da Universidade do Minho, no Multiusos de Guimarães. | ver agenda cultural de setembro 2015
Notícias relacionadas
-
Agenda de eventos (a não perder) em Guimarães no mês de março 2016
Notícias CulturaNotícias geraisAgenda de eventos (a não perder) em Guimarães no mês de março 2016
03 Mar -
O que (ainda) pode ver no segundo mês de 2016 no concelho de Guimarães
Notícias CulturaNotícias geraisO que (ainda) pode ver no segundo mês de 2016 no concelho de Guimarães
12 Fev

