Símbolos da Jornada Mundial da Juventude recebidos nos Paços do Concelho


Domingos Bragança foi o anfitrião da cerimónia de entrega dos símbolos da JMJ, que teve lugar na manhã deste sábado nos jardins de Santa Clara.
Ao início da manhã do passado sábado, 25 de fevereiro, nos jardins do Convento de Santa Clara, nos Paços do Concelho, teve lugar a cerimónia de receção dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara, acompanhado do Presidente da Assembleia Municipal, José João Torrinha, vereadores, e do Bispo Auxiliar de Braga, Dom Delfim Gomes, do Padre Samuel Vilas Boas, Arcipreste de Guimarães e Vizela, e demais membros do Arciprestado.
A cerimónia iniciou-se com um desfile dos símbolos, desde o Toural até aos Paços do Concelho, que foi acompanhado pelas entidades religiosas, por um grupo de Nicolinos, que tocaram o toque estudantil, e por populares que se associaram ao momento. Nos Paços do Concelho, foi interpretado o Hino de Guimarães por um grupo de jovens, e foi feito um resumo histórico dos símbolos e do seu percurso até Guimarães.
Domingos Bragança, Presidente da Câmara, agradeceu a vinda dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude a Guimarães, um momento que classificou de alegria e esperança num mundo com mais justiça e paz, e mais humanidade. O Edil fez votos para que os jovens possam refletir sobre o que o Mundo hoje atravessa para não repetirem os mesmos erros e para que construam um mundo mais fraterno, em comunhão com a Natureza. Domingos Bragança disse que, independentemente de existir fé, esses valores devem ser partilhados por todos.
Dom Delfim Gomes, Bispo Auxiliar de Braga, e José Pedro Vale, responsável da Pastoral Juvenil do Arciprestado de Guimarães e Vizela, agradeceram ao Município de Guimarães todo o apoio para que os símbolos da Jornada Mundial da Juventude fossem recebidos nos Paços do Concelho.
No final, teve lugar uma troca de lembranças entre Domingos Bragança e Dom Delfim Gomes, com o Edil a entregar uma bandeira de Guimarães que será transportada até Lisboa, onde decorrerão as Jornadas, na presença do Papa Francisco.
As Jornadas Mundiais da Juventude, que tiveram início em Roma, em 1986, contam com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Nos meses que antecedem cada JMJ, os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens.