Trovadores do Cano cantaram os Reis a Domingos Bragança na Câmara de Guimarães

“Janeiras” foram cantadas, na tarde desta segunda-feira, nos Paços do Concelho. Conhecido grupo vimaranense manteve tradição, desejando também um próspero ano novo a Guimarães.
O Grupo Cultural e Recreativo Trovadores do Cano deslocou-se esta segunda-feira, 05 de janeiro, à Câmara Municipal de Guimarães para cantar os Reis ao Presidente do Município, Domingos Bragança, a quem apresentaram votos de Boas Festas e desejaram um Bom Ano de 2015.
«Há gestos simples e cada vez mais valorizo as atitudes com simbolismo», começou por referir o responsável pela Autarquia, depois de ouvir as Janeiras 2015. «Gostamos que nos desejem que tudo corra bem, que tenhamos saúde e que tenhamos sucesso nos nossos projetos. As palavras cantadas típicas das Reisadas são uma tradição bonita. Por isso, transmitam o vosso saber e a vossa experiência às gerações vindouras para consolidarmos este costume tão vimaranense», realçou o Presidente do Município.
«Viemos desejar um bom ano ao Dr. Domingos Bragança, a todos os funcionários e colaboradores da Câmara Municipal de Guimarães e aos vimaranenses em geral, na pessoa do senhor Presidente», afirmou, por sua vez, Manuel Magalhães, vice-presidente do Grupo Cultural e Recreativo Trovadores do Cano, recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
REISADAS COM IDOSOS E CRIANÇAS
Esta semana, em dias distintos, Guimarães recebe quatro convívios de Reis em que os protagonistas são crianças, idosos pertencentes a instituições de solidariedade social e grupos culturais do concelho, no sentido de preservar tradições que caracterizam a quadra natalícia no âmbito de um conjunto de iniciativas de proximidade entre famílias e a comunidade vimaranense.
A 06 de janeiro, Dia de Reis, esta terça-feira, a cooperativa Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social organiza um Almoço de Reis no Multiusos de Guimarães, dirigido a todos os portadores do Cartão Municipal do Idoso, esperando-se mais de um milhar e meio de participantes.
Na quarta-feira, 07 de janeiro, a partir das 14 horas, também com o apoio da cooperativa Tempo Livre, decorrerá um Encontro de Reis com instituições de apoio a idosos do concelho, que vão celebrar os Reis interpretando temas alusivos à quadra festiva. A iniciativa musical, agendada igualmente para o Pavilhão Multiusos de Guimarães, conta com a colaboração de 29 instituições e estima-se a participação de cerca de 800 idosos.
Na sexta-feira, dia 09 de janeiro, pelas 10 horas, o Município de Guimarães, os Jardins de Infância e os ATL do concelho vão celebrar o Dia de Reis no Largo da Oliveira. A iniciativa destina-se ao público infantil, mas também aos familiares das crianças numa festa que irá reunir mais de 1.200 jovens no Centro Histórico de Guimarães.
No sábado, 10 de janeiro, uma dezena de grupos de música tradicional e popular, sedeados no território vimaranense, participam nas Reisadas 2015. A modalidade do concurso contempla a participação dos grupos num momento durante a tarde, com a atuação em Lares e Estabelecimento Prisional de Guimarães, e outro no decurso da noite, pelas 21 horas, com os dez grupos participantes distribuídos pelas cinco “Portas da Villa”, terminando no Largo da Oliveira. | ver vídeo