Antigos jogadores do Vitória Sport Clube praticam 'Futebol a andar' com utentes do projeto Vida Feliz
Atividade agendada para a próxima segunda-feira.
Palatsi, Costeado e Carvalho, antigos jogadores de futebol do Vitória Sport Clube, participam na próxima segunda-feira (3 de fevereiro), no Multiusos de Guimarães, num treino de Walking Football (“futebol a andar”) com utentes do projeto Vida Feliz desenvolvido pela Tempo Livre e pela Câmara Municipal de Guimarães. A atividade está agendada para as 10 horas e, além de promover a atividades física, pretende-se proporcionar momentos de interação entre os utentes do Vida Feliz e antigos jogadores profissionais de futebol.
O projeto Vida Feliz, promovido pela Tempo Livre e pela Câmara Municipal de Guimarães, visa proporcionar à população sénior com mais de 55 anos, do concelho de Guimarães, uma atividade física regular e devidamente orientada tendo em vista a melhoria da sua qualidade de vida, sensibilizando-os para a adoção de em estilo de vida saudável.
O Walking Football (“futebol a andar”) é uma modalidade que se destina, em especial, a quem pretende manter-se ativo e divertir-se a jogar, mesmo quando o corpo já não permite grandes aventuras. O objetivo da atividade é mais do que físico, fomentando também a integração e o convívio de grupo em prol de um envelhecimento mais ativo.
Surgido em Inglaterra, em 2011, o Walking Football deu os primeiros passos em Portugal no Algarve, há cerca de 4 anos. Nesta modalidade é proibido correr, um dos pés tem de estar sempre a tocar o solo, a bola não pode ser jogada acima da cintura, não há contacto físico e pode ser definido um número limite de toques que cada jogador pode dar antes de passar a bola.
Desenvolvido pela Tempo Livre e pela Câmara Municipal de Guimarães, o projeto Vida Feliz visa proporcionar à população sénior com mais de 55 anos, do concelho de Guimarães, uma atividade física regular e devidamente orientada tendo em vista a melhoria da sua qualidade de vida, sensibilizando-os para a adoção de em estilo de vida saudável.
Com mais de 1000 participantes, distribuídos por cerca de 50 promotores locais, o Vida Feliz promove a atividade física através de uma intervenção diferenciada, à qual acresce um número significativo de iniciativas complementares, de cariz lúdico desportivo, passiveis de tornarem a vida destas pessoas mais ativa e mais feliz. A Escola de Medicina da Universidade do Minho, a ACES do Alto Ave, o Guimagym e o Hospital da Luz são, entre outros, parceiros do projeto Vida Feliz.
Notícias relacionadas
-
Guimarães desenvolve processo de construção para fomentar envelhecimento ativoNotícias DesportoNotícias Social
Guimarães desenvolve processo de construção para fomentar envelhecimento ativo
10 Out