“ExcentriCidade” em Ponte e Pevidém reforça programação cultural nas freguesias de Guimarães

Oito freguesias fazem agora parte do calendário mensal do programa descentralizado de cultura promovido pelo Município. Este sábado, 04 de março, há noite de fados nas Taipas e teatro em Ronfe.
Duas novas freguesias do concelho de Guimarães integram, a partir deste mês de março, a programação regular do projeto de descentralização cultural “ExcentriCidade”, que a Câmara Municipal promove mensalmente desde outubro de 2015. Ponte e Selho S. Jorge (Pevidém) são os novos palcos deste programa, que em fevereiro estreou em Brito, depois de ter principiado nas Taipas, Moreira de Cónegos, Ronfe, S. Torcato e União de Freguesias de Briteiros S. Salvador e Briteiros Santa Leocádia.
A programação de março começa este sábado, dia 04, às 21:30 horas, no Salão Paroquial de Ronfe, com a peça “Monólogos de Uma Vida”, do Teatro do Montemuro. O texto, da autoria de Peter Cann, tem encenação de Eduardo Correia. À mesma hora, há uma noite de fados no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, a cargo do “Grupo de Fados Cidade-Berço”. Rosa Veloso (voz), Manuel Silva (voz e guitarra) e Artur Mota (viola) prometem uma noite animada com registos humorísticos que tão bem caracterizam as suas interpretações há já quatro décadas.
Na semana seguinte, a vila de Ponte estreia-se com teatro no programa “ExcentriCidade”. No sábado, dia 11 de março, às 21:30 horas, sobe ao palco do Centro Paroquial Paulo VI o espetáculo “One Man Alone”, uma coprodução do Teatro da Didascália e Casa das Artes de Famalicão, onde o tema central é o trabalho realizado numa padaria em horário noturno. Uma semana depois, na sexta-feira, 17 de março, às 21:30 horas, é a vez da estreia em Pevidém. O espetáculo de música “Gallaecia”, de Clarisse Fernandes, inaugura o projeto “ExcentriCidade” no Centro Paroquial de Selho S. Jorge, tomando como base as sonoridades da musicalidade tradicional portuguesa.
Raul Brandão no concelho
“Teatro da Alma”, a mais recente criação do Teatro Oficina, cuja estreia acontece no âmbito da Festa de Teatro Raul Brandão, decorrerá este mês em três freguesias, sempre às 21:30 horas. Na noite de 18 de março, Brito poderá assistir à peça nos Espaços Criativos, enquanto a Casa do Povo de Briteiros S. Salvador recebe o espetáculo a 24 deste mês (sexta-feira) e o Centro Pastoral de Moreira de Cónegos na noite seguinte, 25 de março. Com guião e encenação a cargo de João Pedro Vaz, esta é uma performance construída a partir de cenas de três peças de Raul Brandão: A Noite de Natal (1899), O Gebo e a Sombra (1923) e O Avejão (1929).
Uma sessão de cinema na vila de São Torcato encerrará a programação do terceiro mês de 2017 do programa “ExcentriCidade”. O filme de animação “Ovelhas e Lobos”, com o apoio do Cineclube de Guimarães, é exibido na noite de 24 de março, às 21:30 horas, nas instalações da ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, no Centro Comunitário, Hemeroteca e Mediateca Educativa. A versão é dobrada em português com vozes de Eduardo Frazão, André Raimundo, Paulo Lage, Liana, Maria Leite e José Raposo.
Notícias relacionadas
-
ExcentriCidade desdobra-se em residências artísticas e grandes eventos no concelho de Guimarães
ExcentriCidade desdobra-se em residências artísticas e grandes eventos no ...
05 Jul -
ExcentriCidade: Chegou a vez das freguesias mostrarem o poder da criaçãoNotícias Cultura
ExcentriCidade: Chegou a vez das freguesias mostrarem o poder da criação
11 Abr