Guimarães candidata a receber a Taça do Mundo de Ginástica Artística
A ser aprovada a candidatura apresentada à Federação Internacional de Ginástica, Guimarães acolherá pela segunda vez a Taça do Mundo de Ginástica Artística, depois do êxito da edição de 2018.
Guimarães é candidata a receber em 2019 a Taça do Mundo de Ginástica Artística, na sequência da candidatura formalizada pela Federação de Ginástica de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e a Tempo Livre, junto da FIG - Federação Internacional de Ginástica.
A capacidade de Guimarães para acolher grandes eventos, a qualidade e versatilidade do Multiusos de Guimarães, assim como os contributos para o incremento da prática desportiva e o considerável retorno gerado pelos eventos de ginástica foram determinantes na escolha de Guimarães para a candidatura à organização da Taça do Mundo de Ginástica Artística de 2019.
Até ao próximo domingo a Cidade Berço acolhe o 7º Congresso Nacional de Ginástica / 5º Congresso Internacional, assim como o Seminário Satélite "O RVCC em Ginástica” que decorrem no Multiusos de Guimarães e nas instalações da Academia de Ginástica de Guimarães sob o lema “Ginástica, Entre o clássico e o emergente”.
A ser aprovada a candidatura apresentada à Federação Internacional de Ginástica, Guimarães acolherá pela segunda vez a Taça do Mundo de Ginástica Artística, depois do êxito da edição de 2018, realizada no Multiusos de Guimarães, que reuniu cerca de uma centena de atletas em representação de 21 países.
Além da Taça do Mundo, o Multiusos de Guimarães foi palco em 2018 da 8ª Competição Mundial por Grupos de idades, do 15º Campeonato do Mundo de Ginástica Aeróbica, do Torneio Internacional de Ginástica Rítmica e das Super Finais, tendo acolhido em 2017 o Torneio Internacional de Guimarães de Ginástica Artística e as Super Finais.
Retorno significativo
O conjunto de três eventos realizados em 2018 (Campeonato do Mundo / Competição Mundial de Ginástica Aeróbica, Superfinais e Taça do Mundo de Ginástica Artística) contou com a participação de mais de 1500 atletas de 47 países dos 5 continentes, tendo gerado um significativo impacto mediático e na economia local.
De acordo com dados disponibilizados pela Federação de Ginástica de Portugal, o valor de potencial de retorno nos órgãos de comunicação social nacionais, medido pela Cision, rondou os 3 milhões de euros no período de realização dos eventos em Guimarães. O Campeonato do Mundo foi transmitido a nível mundial por 20 operadores (incluindo o Canal Olímpico) e a Taça do Mundo de Ginástica Artística beneficiou de transmissão em 11 países por 13 operadores diferentes. Segundo dados da RTP, veiculados pela Federação de Ginástica de Portugal, as transmissões em direto foram sempre o melhor resultado do dia da RTP2 e estiveram, na maioria das mais de nove horas de transmissão em direto para Portugal, à frente dos canais por cabo.
No que se refere ao impacto na economia local, ainda de acordo com dados da Federação de Ginástica de Portugal, só esta entidade adquiriu bens e serviços a fornecedores locais na ordem dos 400 mil euros, sendo ainda de considerar os gastos feitos localmente por atletas e delegações dos Países, espectadores e staff da organização dos eventos.
O considerável retorno gerado pelos eventos de ginástica realizados em Guimarães e a qualidade e versatilidade do Multiusos de Guimarães foram, a par da capacidade da Cidade Berço para acolher grandes eventos e do contributo destes para o incremento da prática desportiva, foram decisivos na escolha de Guimarães para acolher a Taça do Mundo de Ginástica Artística em 2019.
Congresso de Ginástica em Guimarães
Entretanto, até ao próximo domingo decorre em Guimarães o 7º Congresso Nacional de Ginástica / 5º Congresso Internacional, assim como o Seminário Satélite "O RVCC em Ginástica”.
O Multiusos de Guimarães e as instalações da Academia de Ginástica de Guimarães são os locais de realização da iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Tempo Livre, creditada em quatro áreas de formação.
Sob o lema “Ginástica, Entre o clássico e o emergente. Segurança e Comportamentos” o formato adotado este ano assim como todo o desenho dos conteúdos a abordar e a escolha dos preletores, segundo João Paulo Rocha, Presidente Federação de Ginástica de Portugal, “obedece a uma política de partilha de conhecimentos orientada para aquilo a que chamamos “Ginástica Real”, tendo este ano a FGP alargado o âmbito do congresso para uma intervenção global, com a creditação dos trabalhos para a formação contínua”.
O 7º Congresso Nacional de Ginástica / 5º Congresso Internacional e o Seminário Satélite "O RVCC em Ginástica” contam com a presença de especialistas, entre outros, como Flávio Bessi (Argentina), Marco Bortoleto (Brasil), Ilona E. Gerling (Alemanha), Farid Gaiybov (Azerbaijão), Pedro Teixeira, João Francisco Almeida, José Carlos Reis, Jorge Rafael e Luís Rodrigues (Portugal), membros do Conselho Científico e Treinadores da Federação de Ginástica de Portugal.
A iniciativa visa reforçar a análise da prática gímnica pelo desenvolvimento da atividade de formação e competitiva, reforçar a sistematização de todas as vertentes da prática gímnica pelo desenvolvimento da atividade de investigação e inovação em Ginástica, promover a melhoria do processo de ensino, do treino e do desenvolvimento da Ginástica e proporcionar formação contínua creditada.
A integração das diferentes formas de prática da Ginástica, numa análise global de intervenção com as populações, a sensibilização para a importância da prática da Ginástica e dos seus benefícios físicos e sociais, o reforço da importância da prática da Ginástica e a apresentação de programas, atividades e projetos de Ginástica Adaptada a diferentes tipos de população são igualmente objectivos do 7º Congresso Nacional de Ginástica / 5º Congresso Internacional e do Seminário Satélite "O RVCC em Ginástica”.
Notícias relacionadas
-
Guimarães partilha experiências de prática desportiva com parceiros europeusNotícias DesportoNotícias gerais
Guimarães partilha experiências de prática desportiva com parceiros europeus
30 Out -
Delegações do Campeonato do Mundo de Ginástica Aeróbica recebidas na CâmaraNotícias DesportoNotícias gerais
Delegações do Campeonato do Mundo de Ginástica Aeróbica recebidas na Câmara
30 Mai