Guimarães na assembleia geral da Rede de Cidades Europeias - EUROCITIES
A Assembleia Geral decorreu entre 20 e 22 de novembro, em Praga, na República Checa, com a presença da vice-presidente Adelina Pinto.
Guimarães marcou presença na assembleia geral da Rede de Cidades Europeias - EUROCITIES, que decorreu em Praga, República Checa, de 20 a 22 de novembro, e onde foram discutidas as linhas gerais de trabalho da Eurocities para 2020. Em representação do Município esteve Adelina Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
As cidades presentes no encontro anual debateram as grandes preocupações da atualidade, nomeadamente a influência e impactos do turismo, a importância dos cidadãos e a necessidade do futuro digital. Para Adelina Pinto, “a posição de Guimarães nestas redes, apostando na valorização do trabalho que tem vindo a desenvolver, é crucial para a continuidade e vanguarda do caminho de desenvolvimento sustentável que se está a seguir".
Por sua vez, Isabel Loureiro, coordenadora geral da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável - Guimarães 2030, partilhou as boas práticas na área da Governança e a importância da visão partilhada no desenvolvimento de estratégias para o desenvolvimento sustentável.
Recorde-se que nos dias 18, 19 e 20 de março de 2020, a reunião anual do Fórum do Ambiente da EUROCITIES decorrerá em Guimarães e no Porto. O Fórum do Ambiente tem-se debruçado sobre importantes tópicos nas áreas dos espaços verdes e biodiversidade, energia, alterações climáticas, transição energética, água, gestão de resíduos e ruído, sendo a plataforma de desenvolvimento de políticas públicas entre diversas cidades da Europa nesta matéria.
A rede de cidades EUROCITIES foi fundada em 1986 e pretende promover o intercâmbio das melhores práticas e representar os interesses das grandes cidades junto das instituições comunitárias, promovendo a inclusão das exigências urbanas nas políticas europeias e integra atualmente 140 cidades-membro e 45 cidades parceiras, de mais de 30 países. Guimarães juntou-se m 2015, e tem desenvolvido um trabalho ativo no âmbito do Fórum do Ambiente.
Notícias relacionadas
-
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
22 Ago -
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
30 Jul