Guimarães vence fase final do 8º Parlamento Jovem Europeu realizada na Plataforma das Artes
Escola Martins Sarmento repete triunfo da primeira fase. “Ambiente” foi o tema da final que se disputou este sábado na Plataforma das Artes.
O concelho de Guimarães, através da Escola Secundária Martins Sarmento, com o programa ambiental “Bio Project”, venceu a fase final da 8ª edição do Parlamento Jovem Europeu, na qual participaram alunos suíços de Neuchâtel e estudantes franceses de Compiègne, este sábado, 21 de maio de 2016, na Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, cidade anfitriã que repete a conquista pela terceira vez, depois dos triunfos nesta fase da Escola Secundária das Taipas (2010) e da Escola Profissional Cisave (2013).
Os argumentos e a exposição dos alunos Diogo Costa, Esperança Lima, Luís Pedro Rosmaninho e Mariana Guerreiro convenceram o júri, com a apresentação de um projeto coordenado pelo professor Filipe Freitas, onde se valoriza o rejuvenescimento da natureza com base em quatro ideias: a urna biológica, a aposta em iluminação LED, a criação de um parque de campismo próximo da cidade e com utilização sazonal e o reembolso de uma quantia em dinheiro pela devolução das embalagens a reciclar.
«Guimarães tem um legado valioso e, depois da classificação da UNESCO como Património da Humanidade e de termos feito um trabalho exemplar enquanto Capital Europeia da Cultura em 2012 e Cidade Europeia do Desporto em 2013, estamos a trabalhar intensamente no processo de candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020», historiou Amadeu Portilha, Vice-Presidente do Município de Guimarães, na abertura da sessão, cuja mesa foi presidida pela jovem Ana Ferreira, da Escola Secundária Martins Sarmento.
Com o objetivo de replicar o processo democrático europeu, o Parlamento Jovem Europeu consiste no apelo ao sentimento de cidadania europeia dos jovens, de forma a instigar o debate sobre as principais questões da atualidade e a apresentação de medidas (práticas e exequíveis) para a resolução dos temas abordados. Os resultados foram apurados com os votos dos alunos (60%) e por intermédio de um júri cujos membros representaram cada escola participante (40%).
Debate plural com envolvimento da juventude
Este ano, o Parlamento Jovem Europeu abordou a temática do ambiente, numa ação que integrou também o Eco-Parlamento, iniciativa que se realiza no âmbito do programa ambiental “Pegadas”. Em 2017, Guimarães apresentará a candidatura a Capital Verde Europeia 2020 e, face à importância que o assunto representa e abrange em todas as áreas e grupos sociais, principalmente nas novas gerações, o Parlamento promove uma reflexão estruturada sobre temas inscritos na agenda política europeia, fomentando laços de amizade e confraternização entre os jovens e os municípios participantes.
Com base na estratégia de desenvolvimento e aprofundamento das relações multilaterais europeias, as escolas secundárias e profissionais do concelho, que participam no projeto, apresentaram os trabalhos na língua inglesa, realizando depois um debate plural sobre as diferentes perspetivas oferecidas. O Parlamento Jovem Europeu assume como objetivos prioritários a promoção dos laços de amizade e confraternização, o entendimento e cooperação entre os seus municípios membros e o debate de questões diferenciadas, relacionadas com a atualidade da União Europeia.
Notícias relacionadas
-
Escola Santos Simões representa Guimarães na 2ª fase do Parlamento Jovem EuropeuNotícias Educação
Escola Santos Simões representa Guimarães na 2ª fase do Parlamento Jovem Europeu
21 Mai -
Escola Francisco de Holanda representa Guimarães no Parlamento Jovem EuropeuNotícias Educação
Escola Francisco de Holanda representa Guimarães no Parlamento Jovem Europeu
03 Mai