Presidente da Câmara de Guimarães quer vimaranenses envolvidos em “Concurso de Ideias”
Iniciativa com início no dia 06 de fevereiro vai terminar com um seminário, onde serão debatidas as três melhores propostas. Ideias serão premiadas em julho numa sessão pública.
Um concurso de ideias e propostas para Guimarães, alargado a todo o território municipal e a toda a população, sobre o modo como se deve alicerçar e potenciar o crescimento e desenvolvimento do concelho, sempre na correspondência da procura da melhor urbanidade, é um dos objetivos da iniciativa apresentada publicamente pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, esta segunda-feira, 23 de janeiro.
Com esta medida, Domingos Bragança pretende homenagear o espírito crítico e interventivo da comunidade vimaranense, convocando-a para participar e influenciar o pensamento e desenvolvimento sobre e da cidade, reunindo propostas capazes de contribuir para o crescimento e aprofundamento de uma estratégia urbana «mais assertiva, dinâmica e atenta», bem como fomentar a participação pública, envolvendo um conjunto de pessoas que agem sobre o território, chegando a todo o concelho.
«Desejo muito que os vimaranenses participem neste concurso! A cidadania ativa é fundamental e a participação pública é, cada vez mais, um pilar indispensável de um desenvolvimento urbano dinâmico e assertivo, na resposta às necessidades e vontades da nossa comunidade». Estão todos convocados para construir o futuro de Guimarães», afirmou o Presidente da Autarquia, que anunciou, em paralelo, a encomenda de um estudo ao arquiteto Fernando Seara de Sá, tendo em vista a discussão pública da pedonalização e do aparcamento no centro da cidade.
Calendário da iniciativa
A publicação do regulamento na página de internet da Câmara e o início do concurso será no dia 06 de fevereiro e a entrega das propostas decorre até 12 de maio, enquanto no dia 15 será feita a publicitação das ideias e das propostas entregues. Até 30 de junho, decorrerá a avaliação e seleção das propostas e no dia 07 de julho são publicados os resultados. Para julho, está marcado também um seminário e a respetiva entrega dos prémios.
«A comunidade vimaranense possui um sentido de pertença e identidade com o território que habita, expressando e reclamando ciclicamente espaço e oportunidade para participar e influenciar o desenvolvimento de Guimarães, que fervilha de projetos, ideias, perspetivas de investimento que importa conhecer e conjugar, aproveitar e rentabilizar para depois optar, sintetizar e concretizar», disse Filipe Fontes, Diretor do Departamento de Urbanismo e de Promoção do Desenvolvimento.
Em formato digital ou papel, toda a população, entidades e empresas naturais e sedeadas em Guimarães podem participar. O concurso terá três momentos: reflexão, ideia e a intervenção de modo a permitir diferentes abordagens e aprofundamentos. O júri é constituído por três elementos: gestor político, representante técnico municipal e Universidade do Minho. Haverá prémios pecuniários para a melhor ideia proposta nas três formas de participação. O endereço de email para obter esclarecimentos adicionais é o seguinte: <concursodeideias@cm-guimaraes.pt>
Notícias relacionadas
-
Concurso Final de literacia financeira desafia alunos de todo o país e premeia os melhores trabalhos
Concurso Final de literacia financeira desafia alunos de todo o país e ...
02 Mai -
Público já pode votar nas Tortas de Guimarães às “7 Maravilhas Doces de Portugal”Notícias geraisOutras Notícias
Público já pode votar nas Tortas de Guimarães às “7 Maravilhas Doces de ...
05 Jul