Medalha de Serviços Distintos atribuída a Diretor do Grupo de Investigação 3B's (AvePark)

Rui Reis foi galardoado no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde. Cientista já recebeu os dois maiores prémios atribuídos pela Sociedade Americana de Biomateriais.
O Ministério da Saúde atribuiu a Medalha de Serviços Distintos a Rui Reis, Vice-Reitor da Universidade do Minho, Diretor do Grupo de Investigação 3B's (Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos) e presidente do Laboratório Associado ICVS/3B´s, cujas instalações estão situadas no AvePark, em Guimarães.
A distinção, realizada por ocasião do Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta última segunda-feira, 7 de abril, premiou personalidades e instituições que tenham praticado atos de abnegação, caridade, altruísmo ou beneficência ou tenham prestado serviços relevantes à saúde pública ou à assistência social.
A atribuição da Medalha de Serviços Distintos a Rui Reis é o reconhecimento do trabalho efetuado no domínio da ciência nacional e internacional. Rui Reis foi o primeiro cientista mundial que recebeu os dois maiores prémios da Sociedade Europeia de Biomateriais (Jean Leray e George Winter) e um Clemson Award da Sociedade Americana de Biomateriais, os "Óscares" da especialidade.
O Diretor do Grupo de Investigação 3B's tem contribuído para o desenvolvimento inovador de biomateriais de origem natural, com as investigações originais que publicou nos campos da engenharia de tecidos e medicina regenerativa. Quase a completar 48 anos, Rui Reis é o investigador português com mais publicações científicas de sempre (mais de 700 artigos) e um dos mais citados a nível mundial.
Internacionalmente, ocupa também diversos cargos de relevo, sendo presidente mundial da TERMIS, a maior sociedade internacional nas áreas da engenharia de tecidos e da medicina regenerativa, e presidente executivo do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, que tem sede no Parque de Ciência e Tecnologia, em Guimarães, e 22 filiais em 13 países da Europa.
Em 2013, Rui Reis recebeu uma Bolsa Avançada de 2,35 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação (ERC), sendo o principal responsável pela gestão de projetos de investigação no valor total de 35 milhões de euros.