Multiusos de Guimarães lotado no reencontro em palco dos Silence 4
Uma década depois, o grupo de Leiria reencontrou-se em Guimarães para celebrar a… vida. O concerto “Songbook 2014” teve igualmente fins sociais.
O Pavilhão Multiusos de Guimarães assistiu este sábado, 29 de março, ao reencontro dos Silence 4, que regressaram aos palcos para celebrar êxitos antigos e assinalar a recuperação de saúde da cantora Sofia Lisboa, que combateu uma leucemia. A reunião de David Fonseca, Sofia Lisboa, Rui Costa e Tozé Pedrosa, 13 anos depois dos concertos de despedida, surgiu precisamente a convite da cantora, após um historial de grandes sucessos musicais.
Em 1995, algures entre as solarengas esplanadas de Leiria e a humidade e a escuridão de uma sala de ensaios, quatro jovens inexperientes decidiram levar em frente o desejo de fazer canções. A recordação desse período é indissociável do êxito meteórico que atingiram entre a publicação da sua primeira gravação - um cover do tema “A Little Respect” - em 1997, no âmbito da coletânea “Sons De Todas As Cores” e a edição de “Only Pain Is Real”, o seu segundo e último trabalho de originais, editado em 2000. Pelo meio, a estreia em longa-duração, em 1998, com “Silence Becomes It”, um dos discos mais vendidos de sempre na história de indústria discográfica portuguesa.
Após o sucesso vivido por Sofia Lisboa na luta contra o cancro, surgiu a ideia de voltar a juntar os Silence 4 com o propósito de celebrar a vida através da música e com um forte desejo de agradecer publicamente a todos quantos a ajudaram a ultrapassar a doença personificado na colaboração com a LPCC, entidade à qual será doado 1 euro por cada ingresso.
Apelidado “Songbook 2014”, o concerto de Guimarães revisitou as canções que a banda compôs para os dois álbuns de estúdio: “Silence becomes it” e “Only pain is real”. Em palco Sofia, Tozé, Rui e David interpretaram canções que fazem parte da memória musical coletiva, não esquecendo “Borrow”, “Angel Song”, “My Friends” ou “To Give”, entre muitas outras.