Ronfe aderiu em elevado número às reuniões descentralizadas da Câmara de Guimarães
Domingos Bragança ouviu instituições durante todo o dia
Os munícipes da vila de Ronfe fizeram questão de marcar presença na estreia da iniciativa «Câmara Aberta», que decorreu esta quinta-feira nas instalações do Salão Paroquial de Ronfe e que foi precedida da reunião pública quinzenal do Executivo Municipal de Guimarães.
Domingos Bragança ouviu instituições durante todo o dia
Os munícipes da vila de Ronfe fizeram questão de marcar presença na estreia da iniciativa «Câmara Aberta», que decorreu esta quinta-feira nas instalações do Salão Paroquial de Ronfe e que foi precedida da reunião pública quinzenal do Executivo Municipal de Guimarães.
Durante a manhã, o Orfeão da Corporação Fabriqueira da Paróquia de Ronfe abriu a sessão com o Cantar de Reis, seguindo-se depois uma participada Reunião de Câmara, que se prolongou durante três horas, com o público a colocar questões pertinentes sobre o quotidiano da vila de Ronfe.
“Por se tratar da primeira edição, julgo que o sucesso desta iniciativa foi alcançado. Sempre disse que pretendo a envolvência das pessoas e o que se verificou nesta sala foi exatamente isso. As pessoas participaram, assistiram à reunião de Câmara e colocaram as suas questões. É assim que se caminha e que se trabalha”, referiu Domingos Bragança.
De tarde, o Executivo Municipal visitou as instalações do Centro Social e Paroquial de Ronfe, uma valência com respostas sociais no âmbito da creche (27 crianças), pré-escolar (75 crianças) e ATL (48 crianças), disponibilizando ainda a valência de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, com 20 pessoas em cada resposta social. O Centro Social e Paroquial de Ronfe, com 38 colaboradores, dispõe também de um Lar residencial, que ainda não se encontra em funcionamento por falta de acordos com a Segurança Social.
A meio da tarde, o périplo de visitas passou também pela empresa “Calsuave – Indústria de Calçado Lda”, uma unidade empresarial constituída em 1993 e que produz calçado de conforto de senhora. Gerida por quatro sócios, emprega 187 trabalhadores, maioritariamente jovens e residentes na área envolvente, tendo como principal mercado a exportação de produtos para países como a França, Rússia, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Japão, entre outros.
Perto do final do dia, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães reuniu-se com o Diretor do Agrupamento de Escolas Abel Salazar, atualmente com 1432 alunos, distribuídos por diferentes anos de ensino. O Agrupamento possui um corpo docente de 127 professores (9 educadoras, 35 no 1º ciclo, 28 no 2º ciclo, 44 no 3º ciclo), duas professoras bibliotecárias, duas professoras da Educação Especial e oito professores no apoio sócio-educativo. Existem 34 turmas na escola-sede, 29 turmas nos estabelecimentos do 1º ciclo e 146 crianças no jardim de infância e pré-escolar.
Pelas 17:30 horas, o programa de visitas do Executivo Municipal terminou com uma deslocação às instalações do Desportivo de Ronfe, um clube fundado a 3 de fevereiro de 2006 e que tem nos seus escalões, desde os seniores às camadas jovens, um total de 206 jogadores. Na oportunidade, Domingos Bragança conversou com os responsáveis do Desportivo de Ronfe no sentido de conhecer eventuais intervenções a realizar no Complexo Desportivo.
A descentralização da próxima Reunião de Câmara de Guimarães está marcada para a vila de Caldas das Taipas, no dia 17 de abril. Trimestralmente, o Executivo Municipal dedicará um dia completo às vilas e freguesias do concelho para ouvir os problemas e conhecer, de perto, as ideias das pessoas.
FOTOS
Fotos: Paulo Pacheco/CMG