Guimarães 65+
Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo e Saudável de Guimarães 2023/2026
O Plano de Ação para o Envelhecimento Ativo e Saudável (PAEAS) aborda todas as áreas definidas pela OMS, orientando as cidades e comunidades a serem verdadeiramente amigas do envelhecimento. Nesse sentido, a adoção de planos municipais de envelhecimento, alinhados com as políticas locais do PAEAS, contribuirá para que "viver mais seja sinónimo de viver melhor". Surge daí a necessidade de elaborar um Plano de Ação para o Envelhecimento Ativo e Saudável do Município de Guimarães que responda às necessidades da população sénior, numa lógica de promoção de uma cidadania plena e de uma sociedade inclusiva que se preocupe com a qualidade de vida e bem-estar dos seus séniores. A problemática social dos séniores ativos caracteriza-se, sobretudo, pelo risco de isolamento, questões de saúde mental - como o estado depressivo, em parte originado pela perda de referências da vida ativa - défice de ocupação e identidade social definida, isolamento e exclusão de oportunidades de socialização. Estas questões representam, portanto, para o Município de Guimarães, a oportunidade de complementar a resposta já existente nos programas de resposta a carências e necessidades sociais, com uma política de desenvolvimento social promotora de oportunidades de bem-estar, desenvolvimento de capacidades e competências, disseminadas neste público-alvo. Neste plano irá estruturar-se um conjunto de atividades, mobilizando os parceiros integrados na Rede Social com intervenção direcionada e promotora do envelhecimento ativo, saudável e feliz, no Concelho de Guimarães.
PROGRAMA GUIMARÃES 65+
Apresentação
O PROGRAMA GUIMARÃES 65+ é uma iniciativa do Município, que visa prevenir e combater o isolamento, bem como as situações de negligência dos idosos do concelho que residem sozinhos, aumentando a sua segurança, o seu bem-estar e a solidariedade ativa da sua rede familiar e social.
Os Censos de 2021 referem que residem no Concelho 31.327 pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, representando 19,98% da população, sendo que destes, significativa percentagem, estão completamente sós.
Quem são, onde estão e como vivem estas pessoas, são as primeiras questões a que esta iniciativa pretende responder.
Estas respostas e o desenvolvimento de estratégias que permitam encontrar soluções para as necessidades identificadas, são alguns dos objetivos deste Programa.
Para o seu desenvolvimento conta-se com um forte envolvimento da Rede Social de Guimarães e das suas estruturas organizativas: Grupo Estratégico do Envelhecimento, Comissões Sociais Interfreguesias (CSIF) e dos Serviços Públicos e Privados que atuam no território, com especial ênfase para aqueles que incidem no apoio a esta faixa etária: saúde, segurança social, justiça, forças de segurança e serviços de apoio social e humanitário.
Regulamento Municipal do Programa Guimarães 65+
GMR65+ - Lista de Entidades Protocoladas 17_abril_2024
Sinalização de Idosos
Caso conheça um idoso em situação de isolamento, de negligência ou de perigo identifique-o, preenchendo a Ficha de Sinalização.
Logo que o processo de preenchimento esteja concluído, a Ficha será remetida ao gestor social (técnico) da área de residência do idoso, que fará uma visita e desenvolverá as diligências necessárias, com os serviços que considerar pertinentes, no sentido de colmatar as fragilidades apresentadas.