Alunos e Município de Guimarães celebram compromissos ambientais na rota dos 20 anos do programa Eco-Escolas
Projeto conta com o envolvimento da comunidade educativa e da Autarquia. Programa tem como objetivos promover a mobilidade sustentável, através da ação das escolas aderentes ao projeto.
Treze compromissos e trinta sugestões de intervenção na área do ambiente foram apresentados por treze estabelecimentos de ensino do concelho de Guimarães que participaram na edição deste ano da “Rota dos 20”, iniciativa de âmbito nacional que assinala, em 2016, a comemoração de duas décadas do programa Eco-Escolas e cuja cerimónia de receção dos testemunhos vimaranenses decorreu esta segunda-feira, 09 de novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães.
Promover a reciclagem e a colocação de ecopontos, aumentar a sinalização luminosa nas passadeiras e desenvolver um sistema partilhado de boleias, criar parques de bicicletas e reforçar o número de espaços verdes nas escolas são algumas das propostas que, durante a sessão, foram entregues pelos alunos ao Vice-Presidente do Município, Amadeu Portilha, também com competências delegadas na área do ambiente, num trabalho realizado em coordenação com os serviços de Educação da Câmara Municipal.
EB 2,3 Briteiros, Centro Escolar Pinheiral, EB 2,3 Taipas, EB 2,3 Arqueólogo Mário Cardoso, EB 2,3 Abel Salazar, EB1 Gandarela, EB 2,3 Virgínia Moura, EB 2,3 Abação, EB1 S. Roque, EB1 Oliveira do Castelo, EB 2,3 João de Meira, Escola Profissional Cisave e Escola Secundária Martins Sarmento entregaram um “Pergaminho” com, pelo menos, uma sugestão e um compromisso para a melhoria da mobilidade, uma bandeira, assinada por todos os intervenientes no programa, e um “Livro das Escolas”, com mensagens sobre o que é ser Eco-Escola. O “Livro dos Municípios” assinala o compromisso com as ideias, sugestões e mensagens transmitidas no âmbito do projeto.
Criar referências na educação ambiental
«A mudança de paradigma começa nos jovens e precisamos do vosso apoio e entusiasmo para termos um território mais amigo do ambiente. A realização de ações de sensibilização e a interiorização de que é necessário agir para mudar são sementes que vão germinar no futuro», considerou Amadeu Portilha. Em Guimarães, os percursos entre as treze Eco-Escolas foram efetuados com o apoio de viaturas elétricas e, também, através de caminhadas. Esta quarta-feira, 11 de novembro, pelas 09:45 horas, um grupo de alunos vimaranenses desloca-se de comboio a Famalicão para proceder à passagem de testemunho da “Rota dos 20”, numa sessão agendada para o meio-dia, nos Paços do Concelho.
Coordenada pela Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Rota das Eco-Escolas pretende alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva, através do envolvimento de crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares, encarregados de educação e do Município. A “Rota dos 20” é uma ação anual integrada no programa Eco-Escolas da ABAE, que procura intervir na comunidade local identificando problemas e propondo soluções, desenvolver o contacto entre Eco-Escolas concelhias, envolver os Municípios na articulação da rede Eco-Escolas, divulgar o trabalho das Eco-Escolas e dos Municípios na rede internacional e concretizar os dias internacionais das Eco-Escolas (World Days of Action).
Notícias relacionadas
-
Com o título de CVE 2026 Guimarães terá ainda mais visibilidade e reputaçãoDestaque Homepage
Com o título de CVE 2026 Guimarães terá ainda mais visibilidade e reputação
29 Nov -
Guimarães recebeu a 3ª edição da conferência Autarcas pelo Clima que se realizou no Laboratório da PaisagemDestaque Homepage
Guimarães recebeu a 3ª edição da conferência Autarcas pelo Clima que se ...
29 Out