Escola Martins Sarmento representa Guimarães no Parlamento Jovem Europeu 2016
Estabelecimento de ensino repete triunfo alcançado em 2014. “Ambiente” é o tema da oitava edição, cuja fase final decorrerá no próximo mês, também no CCVF.
A Escola Secundária Martins Sarmento, com o programa ambiental “Bio Project”, vai representar o concelho na 8ª edição do Parlamento Jovem Europeu, cuja fase final terá Guimarães como cidade anfitriã, no próximo dia 21 de maio de 2016. O apuramento decorreu esta sexta-feira à tarde, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, durante a realização da 1ª fase em que participaram igualmente as escolas secundárias das Taipas e Santos Simões e as escolas Profitecla e Cisave, que representaram o ensino profissional.
Numa sessão cuja presidência da mesa foi liderada pelas jovens Ana Ferreira (Escola Secundária Martins Sarmento) e por Teresa Antunes (Escola Secundária das Caldas das Taipas), os argumentos e a exposição apresentada pelos alunos Diogo Costa, Esperança Lima, Luís Pedro Rosmaninho e Mariana Guerreiro convenceram o júri, através de um projeto coordenado pelo professor Filipe Freitas, onde se valoriza o rejuvenescimento da natureza com base em quatro ideias: a urna biológica, a aposta em iluminação LED, a criação de um parque de campismo próximo da cidade e com utilização sazonal e o reembolso de uma quantia em dinheiro pela devolução das embalagens a reciclar.
Com o objetivo de replicar o processo democrático europeu, o Parlamento Jovem Europeu consiste no apelo ao sentimento de cidadania europeia dos jovens, de forma a instigar o debate sobre as principais questões da atualidade e a apresentação de medidas (práticas e exequíveis) para a resolução dos temas abordados. «Este fórum permite aos jovens contribuírem e participarem no futuro de Guimarães, apresentando ideias inovadoras num contexto de partilha de experiências», considerou Adelina Paula Pinto, Vereadora do Município, na cerimónia de encerramento.
Aprofundamento das relações multilaterais europeias
Este ano, o Parlamento Jovem Europeu abordou a temática do ambiente, numa ação que integrou também o Eco-Parlamento, iniciativa que se realiza no âmbito do programa ambiental “Pegadas”. Em 2017, Guimarães apresentará a candidatura a Capital Verde Europeia 2020 e, face à importância que o assunto representa e abrange em todas as áreas e grupos sociais, principalmente nas novas gerações, o Parlamento promove uma reflexão estruturada sobre temas inscritos na agenda política europeia, fomentando laços de amizade e confraternização entre os jovens e os municípios participantes.
Com base na estratégia de desenvolvimento e aprofundamento das relações multilaterais europeias, as escolas secundárias e profissionais do concelho, que participam no projeto, apresentaram os trabalhos na língua inglesa, realizando depois um debate plural sobre as diferentes perspetivas oferecidas. O Parlamento Jovem Europeu assume como objetivos prioritários a promoção dos laços de amizade e confraternização, o entendimento e cooperação entre os seus municípios membros e o debate de questões diferenciadas, relacionadas com a atualidade da União Europeia.
Notícias relacionadas
-
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
22 Ago -
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
30 Jul