Zero Waste Europe (ZWE) reune-se em Guimarães para o seu encontro anual
Arrancou hoje no Laboratório da Paisagem o encontro anual da rede Zero Waste Europe (ZWE), uma organização pan-europeia que agrega organizações de toda a Europa, que trabalham na área dos resíduos (desperdício zero, políticas de prevenção, redução e reutilização, ações de capacitação e sensibilização). O encontro prolonga-se até à próxima sexta-feira.
No primeiro dos três dias de trabalho, Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, apresentou o trabalho feito por Guimarães no que toca ao desperdício zero e sustentabilidade, com especial destaque à candidatura de Guimarães à certificação de Zero Waste City, gerida pela Mission Zero Academy, organização spin-off da ZWE para certificações ambientais. Dalila Sepúlveda, vice-presidente do Laboratório da Paisagem, destacou os projetos de investigação e educação ambiental promovidos pela instituição, que acolhe dezenas de participantes no seu encontro anual.
O presidente da Zero Waste Europe, Rossano Ercolini, agradeceu a Guimarães e ao Laboratório da Paisagem o acolhimento desta Assembleia-Geral, desafiando e felicitando o Município de Guimarães pelo compromisso Zero Resíduos, evidenciando que o caminho de todos os países ainda é longo, e que a ação terá de ser global. Já Esra Tat, diretora executiva da ZWE, revelou-se “muito feliz pela oportunidade de realizar o encontro anual em Portugal. Queremos agradecer a Guimarães pela ajuda prestada, pela sua hospitalidade e por fazer todos os possíveis para que o nosso encontro seja um sucesso. É igualmente impressionante testemunhar os esforços desta cidade no que toca à implementação de políticas desperdício zero – certamente não demorará até que Guimarães passe de Cidade Candidata a Cidade Certificada”, concluiu.
Notícias relacionadas
-
Guimarães recebe um dos maiores torneios do Circuito Padel Tour, o Open Emblezart
Guimarães recebe um dos maiores torneios do Circuito Padel Tour, o Open ...
22 Ago -
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
22 Ago