Sistema Pay-As-You-Throw (PAYT)
O que é o sistema Pay-As-You-Throw - PAYT (Pague Pelo Resíduo que Produz)?
É um sistema que fixa a tarifa do lixo indexando-a à produção de resíduos. Não está indexado ao consumo de água como é normal na maior parte dos sistemas, mas sim à produção efetiva de resíduos.
É mais justo e equitativo, penaliza quem produz mais resíduos e beneficia quem mais recicla.
Utiliza o princípio do utilizador pagador e acompanha as melhores práticas da Europa em matéria de gestão de resíduos.
Foi implementado no Centro Histórico de Guimarães em abril de 2016, sendo o primeiro, e ainda único projeto deste género em Portugal.
Foi possível sensibilizar os utilizadores a adotarem hábitos quotidianos mais ecológicos, como o da separação, o que resultou, só no primeiro ano, no aumento de resíduos recicláveis em 126% e na diminuição dos resíduos indiferenciados em 34%.
Como funciona a Tarifa PAYT?
Com a implementação do sistema PAYT, a tarifa de disponibilidade baixa para 1,25€ (domésticos) e para 5,50€ (não domésticos) e a tarifa variável vai deixar de ser calculada de acordo com o consumo da água, mas sim com a efetiva produção de lixo.
Na prática vai começar a pagar através da compra dos sacos autorizados para a deposição dos resíduos indiferenciados, já que os recicláveis são recolhidos gratuitamente.
Esta aquisição será obrigatória, sob pena de segundo o Regulamento Municipal da Gestão dos Resíduos Urbanos, se encontrar em incumprimento perante o pagamento da sua tarifa de resíduos.]
Objetivos do PAYT
Redução da quantidade total de resíduos produzidos. De entre estes, aumentar a quantidades dos recicláveis e diminuir os indiferenciados.
O sistema PAYT é a forma mais justa de pagar a tarifa associada aos resíduos, porque segue o conceito do utilizador-pagador. Sendo um sistema pré-pago, o utilizador paga apenas pelos resíduos que produz através da aquisição de sacos autorizados para a sua deposição. Assim, quanto menos resíduos produzir, menos sacos gasta, e consequentemente, menos paga.