Academia de Ginástica de Guimarães já começou a ser construída junto ao Parque da Cidade





Obra com um prazo de execução de oito meses fica concluída em junho de 2017. Edifício amigo do ambiente será local de prática desportiva. Investimento superior a três milhões e meio de euros.
A Câmara Municipal deu início à construção da Academia de Ginástica de Guimarães, um edifício ambientalmente de referência, construído com materiais inovadores, tecnologia de ponta e um grau de eficiência energética exemplar, ao consumir a energia produzida pelo próprio imóvel. Com um valor de 3.588.126,15 euros, montante ao qual acresce a taxa de IVA em vigor, o equipamento situado junto ao Parque da Cidade, perto da Escola Santos Simões, fica concluído dentro de 240 dias, no mês de junho de 2017, ano em que Guimarães apresentará a sua candidatura a Capital Verde Europeia 2020.
A Academia de Ginástica, com uma função fundamentalmente formativa, resulta da concretização de mais uma promessa eleitoral de Domingos Bragança e constitui um dos principais e mais estratégicos projetos para a continuação da promoção da política desportiva de Guimarães, mantendo o concelho no topo ao nível internacional, contemplando a prática das disciplinas de Ginástica Rítmica, Ginástica Artística e Ginástica Acrobática.
Ambientalmente de excelência, com recuperações de calor e consumos energéticos compatíveis com o uso, próximos da autossustentabilidade, o edifício beneficiará da orientação solar livre e irá relacionar-se com o Parque da Cidade e encosta da Penha, interligando-se igualmente com a Ecovia de Guimarães. Ao mesmo tempo, todas as águas, pluviais e não só, serão reaproveitadas e utilizadas após o respetivo tratamento, que será efetuado no edifício devidamente equipado para o efeito.
A Academia de Ginástica, sendo destinada à prática do desporto, estará associada ao culto do “wellness”, ou seja, do bem-estar físico e mental, integrando em si conceitos de eficiência e sustentabilidade, assumindo-se como «uma referência em termos de inovação e sustentabilidade, com recurso às tecnologias mais eficientes e limpas», refere o Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança.
Duas áreas principais
As instalações para educação física e desporto são constituídas por espaços de ensino interiores, por espaços auxiliares e de apoio e integram ainda espaços para espetadores. O edifício terá duas áreas principais, uma com 700 metros quadrados, destinada à realização de provas, e outra, com 250 metros quadrados, mais polivalente, reservada à utilização diária para sessões de treino.
O projeto, adjudicado em novembro de 2015 ao Gabinete Pitágoras e à SOPSEC, contempla ainda uma bancada, com uma capacidade aproximada para 150 pessoas, construída do aproveitamento das cotas naturais do terreno e desenvolvida sobre áreas técnicas ou de serviço, balneários ou vestiários. O novo equipamento desportivo vimaranense terá ainda um gabinete médico, áreas administrativas e arrecadações para as modalidades, entre outras valências técnicas.
Notícias relacionadas
-
Guimarães partilha experiências de prática desportiva com parceiros europeusNotícias DesportoNotícias gerais
Guimarães partilha experiências de prática desportiva com parceiros europeus
30 Out -
Guimarães candidata a receber a Taça do Mundo de Ginástica ArtísticaNotícias Desporto
Guimarães candidata a receber a Taça do Mundo de Ginástica Artística
21 Set