CASFIG – 25 Anos de Existência, 1999-2024

Celebramos este ano os 25 anos de existência da CASFIG.
Percorridos os tempos da sua criação, da sua afirmação e da sua consolidação institucional, a CASFIG encontra-se hoje num patamar de maturidade. Ao longo destes 25 anos, procuramos acompanhar as mudanças da sociedade, reinventamos formas de trabalhar, criamos novos projetos, modernizamos metodologias de trabalho, enfrentamos desafios difíceis e tivemos muitas alegrias.
A metodologia de trabalho que há muito adotamos para cumprir a missão que nos foi atribuída pelo Município de Guimarães, gerir o seu parque de habitação social, tem sido, porventura, o nosso maior desafio: humanizá-los, velando pela boa vizinhança, dirimindo conflitos, suscitando a participação, regulando aspetos práticos, ouvindo todos e contribuindo para a criação e consolidação de um sentimento genuíno de comunidade, de inclusão e de estima.
Comemorar 25 anos é, em primeiro lugar, honrar o passado, aceitar o presente, com a certeza de que é sempre possível melhorar, e perspetivar o futuro com o objetivo de engrandecer o trabalho que diariamente desenvolvemos.
A história da CASFIG é um manancial de vidas, de milhares de histórias pessoais, de gente que se tem cruzado e que tem sedimentado um caminho que vem sendo percorrido desde o ano de 1999.
Na senda do envolvimento de todos os que fizeram a CASFIG chegar a 2024, concretizamos desde janeiro um conjunto de ações e atividades comemorativas do marco que este ano celebramos. Contudo, desejamos criar algo que celebrasse as memórias e as vivências das muitas famílias residentes em habitação municipal, dos seus vizinhos e dos trabalhadores da CASFIG e que, ao mesmo tempo, inspirasse as gerações futuras e até os novos e futuros moradores.
Nasceu, assim, a ideia de construir um Painel de Azulejos Comunitário, que contou com a participação dos inquilinos municipais, dos seus vizinhos e dos trabalhadores da CASFIG. Sob a orientação do artista vimaranense Nuno Machado, esta expressão artística coletiva, que evoca memórias e vivências quotidianas, resultou na composição de 338 azulejos, posteriormente cozidos no Centro de Artes e Ofícios dos Fornos a Cruz de Pedra.
Cada azulejo conta uma história única, dos momentos mais simples do quotidiano até aos acontecimentos históricos que moldaram a identidade das famílias e dos próprios núcleos de habitação pública do Município, como é o caso do 25 de Abril de 1974 que este ano celebramos o 50.º aniversário.
Assinalamos, desta forma, os 25 anos da CASFIG, mas também, e sobretudo, celebramos o passado, fortalecemos os laços comunitários, preservamos a nossa história e prestamos homenagem a cada uma das famílias residentes, nomeadamente a resiliência, a solidariedade, o valor e as competências que têm, que são muitas e válidas.
O Painel de Azulejos Comunitário foi instalado na Rua Alfageme Santarém do Bairro Municipal de Urgezes, construído em 1960, e pode ser visitado por todos.
Cristina Dias, Diretora de Serviços da CASFIG, EM