Estafeta da Amizade é uma prova da valorização de projetos comuns
Sob o lema “Duas Cidades, um Território”, a prova de running entre Guimarães e Braga contou com mais de um milhar de participantes.
A terceira edição da Estafeta da Amizade registou a inscrição de 270 equipas, superando um milhar de participantes (1080) num “verdadeiro exemplo de coesão territorial”. A prova teve lugar este domingo, 22 de abril, com o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, a dar o tiro de partida.
“Através do desporto, com esta iniciativa, as cidades de Guimarães e Braga dão o exemplo da valorização das iniciativas em conjunto”, apontou Domingos Bragança, manifestando a vontade numa cooperação mais alargada ao nível do território. “Cada vez mais é importante potenciar os projetos e iniciativas que sejam comuns à valorização do território e das pessoas. A Estafeta da Amizade é já uma iniciativa que evidencia o sucesso neste princípio da realização de atividades em conjunto, mas é importante que seja extensível a outras áreas de intervenção na nossa sociedade para valorizar e até atingir uma maior dimensão dos projetos comuns”, frisou o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
O Autarca do Município de Braga, Ricardo Rio, considerou que “todos têm a ganhar na união entre estas duas grandes cidades”, destacando o “potencial em vários sentidos” e aponta que “as rivalidades não fazem sentido quando estamos num espírito de valorização do território”.
O Vereador do Desporto da Câmara de Guimarães integrou a equipa nº 1 desta estafeta, juntamente com Ricardo Rio e as atletas Filomena Costa e Dulce Félix. Ricardo Costa enalteceu “o aumento do número de participantes”, advertindo que “está na hora de dar um salto maior” lançando o desafio a “todos os clubes e instituições desportivas de Braga e Guimarães para participarem neste evento em próximas edições”.
A Estafeta da Amizade, organizada pela GlobalSport, afirma-se de ano para ano através da participação mas também da promoção da igualdade de género, associando a partilha social com a receita das inscrições a reverter a 100% para as CERCIS das duas cidades. Nesta edição foi acumulado um valor total de 2.700 euros a dividir pelas duas instituições.
Notícias relacionadas
-
"Estafeta da Amizade" vai unir os campi de Azurém e GualtarNotícias Desporto
"Estafeta da Amizade" vai unir os campi de Azurém e Gualtar
17 Abr -
Estafeta da Amizade reforça vertente solidária com as CERCIS de Guimarães e BragaNotícias Desporto
Estafeta da Amizade reforça vertente solidária com as CERCIS de Guimarães e ...
13 Out