Guimarães recebeu as VI Jornadas Históricas com destaque para D. Dinis


No dia em que se realizou a 4ª reunião da Comissão Científica das comemorações do 900 Anos da Batalha de S. Mamede, foram ainda apresentadas duas importantes publicações históricas.
Neste sábado, dia 14 de junho, Guimarães foi palco da sexta edição das Jornadas Históricas, um evento científico de referência que visa divulgar investigações dedicadas à época medieval e moderna, e que decorreu no Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento. Sob o tema “D. Dinis e Guimarães”, esta edição centrou-se na figura do monarca e na sua relação com o território vimaranense, promovendo um dia de reflexão histórica com reputados investigadores nacionais.
Organizadas com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, as Jornadas tiveram lugar ao longo do dia no centro histórico da cidade, com comunicações académicas sobre temas como as Cortes de Guimarães de 1288, as reformas militares de D. Dinis ou o papel dos conventos franciscanos e dominicanos no urbanismo medieval. O momento alto do programa aconteceu ao final da tarde, com a apresentação de duas importantes publicações.
Annales Domni Alfonsi Portugallensium Regis | Anais de D. Afonso, Rei dos Portugueses, uma edição crítica bilingue da crónica latina de D. Afonso Henriques, realizada por Luís Carlos Amaral e Mário Jorge Barroca, com tradução de Manuel Francisco Ramos, é uma obra que se insere nas comemorações dos 900 anos da Batalha de São Mamede e que foi apresentada pelo Prof. Doutor José Augusto Sottomayor-Pizarro.
Entre o Mito e a História – A Construção da Memória de São Torcato de Guimarães nos Séculos XVI e XVII, da autoria de João Luís Durães Teixeira Magalhães, é um estudo aprofundado sobre a criação da memória hagiográfica de São Torcato, figura identitária do território, apresentado pelo Prof. Doutor Luís Carlos Amaral.
Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, no seu discurso, destacou a importância da edição das duas obras apresentadas, sublinhando tratar-se de um trabalho de investigação profundo e rigoroso que vem enriquecer de forma expressiva a produção literária dedicada a Afonso Henriques, à história de Guimarães e de Portugal. Sublinhou ainda que estes contributos científicos dão corpo ao que de mais significativo esteve na génese da constituição da comissão científica criada para as comemorações dos 900 anos da Batalha de São Mamede, cuja missão é precisamente dignificar o papel deste acontecimento fundador na consolidação da identidade nacional e no nascimento de Portugal.
A VI edição das Jornadas Históricas reforçou o compromisso de Guimarães com a investigação, valorização e divulgação do seu património histórico e cultural, num contributo fundamental para o conhecimento e preservação da memória coletiva.
Notícias relacionadas
-
900 Anos da Batalha de S. Mamede: de Guimarães para todo o paísDestaque Homepage
900 Anos da Batalha de S. Mamede: de Guimarães para todo o país
08 Dez -
Batalha de São Mamede (1128-2028): Portugal, 900 anos depoisNotícias CulturaNotícias gerais
Batalha de São Mamede (1128-2028): Portugal, 900 anos depois
21 Nov